InícioDestaqueÍndice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) de abril tem queda...

Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) de abril tem queda de 4,2%

Abril manteve o movimento de queda do Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) iniciado em junho de 2022. No último mês a retração foi de 4,2%. A taxa cambial refletiu nos custos com fertilizantes e frete. O Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores (IIPR) do mesmo período deflação de 7,08% na comparação com março reflexo de preços menores nos na soja, milho e trigo. A entrada da safra brasileira de grãos pressionou os valores para baixo. Os dados foram divulgados pela Farsul nesta quarta-feira, 24 de maio.

Com a desvalorização dos preços dos fertilizantes desde a metade do ano anterior, o IICP acumula, em 12 meses, retração de 25,35%. A Assessoria Econômica da Farsul, lembra, entretanto, que os valores atuais ainda refletem a forte elevação registrada no início de 2021.

Em relação ao IIPR, enquanto o acumulado em 12 meses sofreu queda de 14,33%, o IPCA Alimentos inflacionou 5,88% no mesmo período. Isso comprova que os preços praticados no campo não têm relação direta ao das prateleiras, sendo que outros fatores influenciam nos valores ao consumidor como energia elétrica, mão de obra, combustíveis, entre outros.

Fonte: Farsul



 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares