O line-up, a programação de embarques nos portos brasileiros, projetou a exportação de 119,771 mil toneladas de arroz (base casca) para julho, conforme levantamento realizado por SAFRAS & Mercado.
Aproximadamente 46,8 mil toneladas estão programadas para embarque no mês de julho, enquanto cerca de 73 mil toneladas já foram, de fato, embarcadas. Os principais destinos são México, Venezuela, Cuba, Espanha e Países Baixos.
O volume embarcado no mês de junho somou 149,409 mil toneladas, conforme a Secretaria do Comércio Exterior (Secex). No mesmo mês do ano passado, exportações somaram 131,299 mil toneladas, segundo a entidade. Em maio, foram embarcadas 125,734 mil toneladas.
De março a julho, o line-up projeta o embarque de 609,924 mil toneladas, contra 876,869 mil toneladas em igual período do ano passado. De março a julho, a Secretaria do Comércio Exterior indica o embarque de 566,686 mil toneladas, ante 625,5 mil em igual período do ano passado.
Segundo o analista e consultor de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira, os recentes avanços da moeda norte-americana têm gerado otimismo entre os agentes da cadeia produtiva. “O dólar em patamares mais favoráveis acabou impulsionado as vendas externas e estimulado as tradings a buscarem lotes de arroz para atender contratos de exportação”, explica. “Além disso, seguem sendo reportados negócios pontuais para exportação com preços entre R$ 80,00 e R$ 82,00 por saca livre ao produtor na região da Fronteira Oeste”, completa.
Fonte: Agência Safras