No dia 7 de janeiro de 2020, a área didática experimental da Coxilha, Fitotecnia, UFSM, coordenada pelo prof. Dr. Thomas Martin recebeu a visita dos pesquisadores Dr. Giovani Stefani Fae (Embrapa Trigo) e o Dr. Joseph Amsili (Cornell University).

O objetivo da visita foi acompanhar os experimentos em rede que estão avaliando produtos biológicos na cultura da soja (Figura 1).

Figura 1. Visão geral dos experimentos com ênfase em desenvolvimento de produtos biológicos.

Foi avaliado o desenvolvimento geral dos experimentos (Figura 2) bem como o desenvolvimento da cultura pela taxa de cobertura do solo (Figura 3).

Figura 2. Desenvolvimento da cultura da soja.


Figura 3. Taxa de Cobertura do solo.

Nesse momento a cultura encontra-se no estádio de R1-R2 (Início do Florescimento), e a demanda hídrica chega a ser de 6 a 8 mm por dia. Devido as elevadas temperaturas e baixas umidades relativas do ar a evapotranspiração é ser elevada.

As precipitações que ocorreram na sequência dos dias estão sendo fundamentais para que não haja abortamento de flores. Como avaliação geral da visita, verifica-se que os diferentes manejos com produtos biológicos proporcionam taxas de cobertura (e área foliar) distintos.

Figura 4. Pesquisadores Dr. Joseph Amsili (Cornell University), Dr. Giovani Stefani Fae (Embrapa Trigo) e Dr. Thomas Martin.

Fonte: Thomas Martin

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.