Grãos – Embarques de soja crescem no primeiro quadrimestre. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, as exportações de soja em grão no período de janeiro a abril totalizaram 36,8 milhões de toneladas, 10% superior ao primeiro quadrimestre de 2023.

O ritmo acelerado nos quatro primeiros meses de 2024 reflete as negociações de contratos a termo, realizados ainda em 2023. Embora a quantidade escoada tenha crescido, as receitas no período caíram 12,5%, alcançando US$ 16,1 bilhões, visto que a oleaginosa está sendo exportada por um preço menor.

Os embarques de milho em no primeiro quadrimestre do ano totalizou 7,1 milhões de toneladas, 30,7% inferior ante ao mesmo período de 2023. As importações de trigo cresceram 43,2%, totalizando 2,1 milhões de toneladas no acumulado, visto a necessidade de abastecimento dos moinhos com trigo de boa qualidade.

Campo Futuro – Preços de insumos agrícolas seguem tendência de queda. Ao analisarmos o comportamento dos preços, ao longo de 2024, dos fertilizantes, herbicidas, inseticidas e fungicidas, na média entre importantes estados produtores de grãos, Mato Grosso e Paraná, nota-se o reflexo da cautela dos produtores agrícolas em relação à aquisição dos insumos, nos preços. O recuo acentuado das margens dos agricultores na última safra, a manutenção dos preços de comercialização dos grãos em baixos patamares e as incertezas quanto ao clima no segundo semestre, têm freado as compras, contribuindo para a pressão baixista nos preços dos insumos ao longo do ano, como mostra o gráfico abaixo. Ademais, no acompanhamento realizado pelo projeto Campo Futuro (CNA/Senar), em relação ao mesmo período de 2023, os herbicidas e inseticidas foram os insumos que apresentaram maior recuo, -38% e -29%, respectivamente. Os preços dos fungicidas e fertilizantes também recuaram, porém de forma mais amena, com variações negativas de 11% e 3%, respectivamente.

Gráfico1: Comportamento dos preços dos fertilizantes, herbicidas, inseticidas e fungicidas em 2024 – Base 100.
Fonte: Projeto Campo Futuro (CNA/Senar).

Fonte: Panorama do Agro – CNA –  SEMANA 06 | 05 A 10 | 05 | 2024

FONTE

Autor:CNA

Site: CNA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.