FECHAMENTOS DO DIA 23/04
O contrato de soja para maio24, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 0,56%, ou $ 6,50 cents/bushel a $ 1167,50. A cotação de julho24, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 0,47 % ou $ 5,50 cents/bushel a $ 1182,00.
O contrato de farelo de soja para maio fechou em alta de 0,26 % ou $ 0,9 ton curta a $ 345,2 e o contrato de óleo de soja para maio fechou em alta de 0,60 % ou $ 0,27/libra-peso a $ 45,31.
ANÁLISE DA ALTA
A soja negociada em Chicago fechou em alta nesta terça-feira. O mercado continua o movimento de cobertura de posições vendidas iniciado sexta-feira. Os Fundos de Investimentos mantinham uma das maiores posições vendidas para o começo de plantio já registradas nos EUA. Com isso parte dos Traders estão corrigindo suas carteiras.
Os traders estão esperando uma velocidade de plantio mais lentas na próxima semana, o que ajudou a manter vivos os ganhos no mercado de soja na terça-feira. O mercado também está respirando mais aliviado com a mudança de rota do dólar no Brasil. Apesar de ainda estar acima dos R$5,00, a moeda americana desvalorizou -2,64% na última semana.
O avanço da colheita no Brasil e o bom desenvolvimento da soja na Argentina limitaram os ganhos.
NOTÍCIAS IMPORTANTES
BRASIL/LOGÍSTICA-MOVIMENTAÇÃO DE GRÃOS PELO MODAL HIDROVIÁRIO CRESCE 782% EM 13 ANOS
A maior participação dos portos do Arco Norte como canal de escoamento dos grãos no País contribui para o aumento na movimentação de grãos pelo modal hidroviário. A avaliação faz parte do Anuário Agrologístico 2024, publicação inédita lançada nesta terça-feira (23) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Segundo o estudo, o volume de soja e milho transportado pelo modal hidroviário no País saltou de 3,4 milhões de toneladas em 2010 para 30 milhões de toneladas no ano passado, um crescimento de 782,35%. Em termos porcentuais, este modal, que representava 8% em 2010, atingiu 19% em 2023.
EUA-SOJA-PLANTIO ESTÁ ACELERADO
NASS reportando 8% do plantio dos EUA no domingo. Isso corresponde ao ritmo do ano passado e é o dobro da média de 4% em 5 anos. Dos principais estados relatados, apenas Ohio e Indiana estavam atrasados em relação ao ritmo normal. Illinois estava 5% acima do normal, com Iowa movendo-se a um ritmo 6% mais rápido que a média e Missouri já 16% plantado contra a média de 3%.
EUA-CHUVAS PODEM ATRASAR O PLANTIO
A precipitação em grande parte da região produtora de soja dos EUA no final desta semana e no fim de semana pode conter o ritmo acelerado de plantio.
Fonte: T&F Agroeconômica
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube)