Por T&F Agroeconômica

FECHAMENTOS DO DIA 31/01: O contrato de soja para março24, a próxima data negociada nos EUA, fechou em alta de 0,29%, ou $ 3,50 cents/bushel a $ 1222,25. A cotação de maio24, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 0,41 % ou $ 5,00 cents/bushel a $ 1232,75. O contrato de farelo de soja para março fechou em alta de 1,46 % ou $ 5,3 ton curta a $ 368,3 e o contrato de óleo de soja para março fechou em alta de 0,04 % ou $ 0,02/libra-peso a $ 46,02.

CAUSAS DA ALTA: A soja negociada em Chicago fechou em alta nesta quarta-feira. A cotação que passou grande parte do dia no campo negativo, se recuperou e fechou em leve alta neste meio de semana. O mercado se valeu dos preços pressionados e das dúvidas sobre a produção na América do Sul com o clima voltando a ser um ponto de atenção, para cobrir posições, o que deu sustentação ao grão e ao farelo de soja.

No entanto devemos prestar atenção ao todo. A analista americana Naomi Blohm resumiu bem o atual momento da soja grão. “Lembre-se, é a percepção que muitas vezes impulsiona o movimento dos preços”, observa ela. “Neste momento a percepção é que o mundo terá oferta suficiente de soja e é por isso que os preços caíram. A menos que haja uma mudança na percepção de que a oferta de soja está diminuindo repentinamente, pode ser difícil para os preços futuros da soja ganharem tração de alta.”

A próxima janela de “mudança de percepção” pode acontecer dia 8 de fevereiro, quando os USDA divulgará o relatório mensal de oferta e demanda.

NOTÍCIAS IMPORTANTES

EUA-ESMAGAMENTO DE SOJA: O USDA divulgará o relatório mensal de gorduras e óleos após o fechamento de quinta-feira. As estimativas comerciais para o esmagamento de soja em dezembro são em média de 206 milhões de bushels, com algumas estimativas de 207. Os estoques de óleo de soja devem, em média, aumentar para 1,764 bilhão de libras devido à maior taxa de esmagamento e à tendência recente das refinarias de biocombustíveis de utilizarem óleo de cozinha usado importado. em vez de óleo de feijão. Na estimativa média, as ações do BO ainda estariam pelo menos 23% mais apertadas do que há um ano.

BRASIL EXPORTA MAIS SOJA: Anec estima a exportação brasileira de soja em 2,49 milhões de toneladas para o mês de janeiro. Isso representa um aumento em relação aos 940 mil MT de janeiro de 23. As remessas de refeições foram projetadas em 1,76 MMT contra 1,43 MMT no ano passado.

Fonte: T&F Agroeconômica



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.