Prever as condições climáticas têm se tornado cada vez mais complicado. A grande variabilidade climática torna incerto os prognósticos climáticos a longo prazo, tornando necessário acompanhar frequentemente as previsões de tempo e as projeções do clima.
Ainda que os prognósticos climáticos venham protelando a ocorrência do La Niña, previsto anteriormente para início em julho de 2024, a grande maioria dos modelos climatológicos preveem a ocorrência desse fenômeno durante a safra 2024/25 (figura 1).
Figura 1. Previsões do IRI ENSO Plume. Previsões feitas por modelos dinâmicos e estatísticos para SST na região Niño 3.4 para nove períodos sobrepostos de 3 meses.

Embora as previsões indiquem uma La Niña mais amena, com base nos aspectos observados, há uma alta probabilidade que esse fenômeno venha a ocorrer a partir de outubro de 2024, conforme projeções do IRI (figura 2).
Figura 2. Previsão oficial probabilística ENSO do CPC.

Com relação as previsões de chuva, Bárbara Sentelhas chama atenção para o trimestre Setembro/Outubro/Novembro, onde as previsões climáticas indicam o aumento do volume acumulado de chuvas, em especial no Sul do Brasil, podendo chegar ao volume acumulado de 600 mm a 700 mm.
Confira abaixo as atualizações climáticas trazidas por Bárbara Sentelhas em mais um ClimaCAst RTC.
Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!
Referências:
IRI. ENSO FORECAST: AUGUST 2024 QUICK LOOK. Columbia Climate School International Research Institute For Climate And Society, 2024. Disponível em: < https://iri.columbia.edu/our-expertise/climate/forecasts/enso/current/ >, acesso em: 22/08/2024.