A colheita está praticamente concluída, restando apenas algumas áreas que dependem de clima favorável. Os produtores realizam manejo de entressafra com plantas de cobertura nas lavouras já colhidas.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Campanha, houve retomada lenta da colheita devido à umidade do solo e das plantas. Nas lavouras destinadas à alimentação animal, a colheita está sendo realizada manualmente. Em Santa Margarida do Sul e São Gabriel, ocorre a comercialização da produção oriunda de lavouras tardias.
Na de Caxias do Sul, a precipitação frequente impossibilitou a colheita nas áreas remanescentes. Na de Pelotas, a colheita foi retomada em razão das condições climáticas favoráveis, atingindo 80%.
Na de Santa Maria, a colheita se encaminha para o final, passando de 90% dos 42.665 hectares cultivados. Porém, as precipitações frequentes afetaram negativamente a qualidade dos grãos colhidos. Estimam-se perdas de 40% em relação à expectativa inicial de 5.772 kg/ha.
Na de Santa Rosa, a colheita foi encerrada, e os agricultores realizam o manejo de entressafra, com manutenção/introdução de plantas de cobertura.
Comercialização (saca de 60 quilos)
O valor médio, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, aumentou 2,06% quando comparado à semana anterior, passando de R$ 63,14 para R$ 64,44.
Confira o Informativo Conjuntural n° 1871 completo, clicando aqui!
Fonte: Emater RS