O zoneamento Agrícola de Risco Climático do algodão foi publicado nesta terça-feira, 10/06, é referente ao ano safra 2025/2026. O Programa tem como finalidade fornecer informações qualificadas com base na análise de parâmetros de clima, solo e ciclos de cultivares de cada estado. O ZARC identifica os melhores períodos para plantio e regiões, de acordo com os riscos relacionados ao clima. No caso do algodão herbáceo, o estudo considera três níveis de risco: 20%, 30% e 40%.
Essas informações permitem que os agricultores alinhem seus cronogramas de plantio com condições favoráveis, melhorando a produtividade das culturas e reduzindo a vulnerabilidade a eventos climáticos adversos.
Além de colaborar com a gestão de risco das lavouras de algodão, o programa é considerado um dispositivo definidor para que produtores possam acessar linhas de crédito e financiamento relativas ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).
Para consultar os períodos e regiões, baixe o aplicativo ZARC Plantio Certo ou confira Painel de Indicação de Riscos, clicando aqui!
Fonte: Abrapa