O uso de fungicidas na cultura da soja é fundamental para garantir a sanidade da lavoura, protegendo-a contra doenças causadas por fungos fitopatogênicos que podem reduzir a produtividade e depreciar a qualidade das sementes produzidas. Para assegurar a longevidade da eficiência desses produtos e minimizar a seleção de populações resistentes, é imprescindível o posicionamento correto dos fungicidas, considerando o alvo de controle e o desempenho comprovado das moléculas, bem como a rotação de produtos com diferentes modos de ação.

A classificação dos fungicidas quanto ao modo de ação auxilia técnicas e produtores no posicionamento de fungicidas em áreas comerciais de soja, contribuindo para o manejo da resistência e melhor eficácia no controle das doenças. O modo de ação (MDA) refere-se ao processo celular específico inibido por um fungicida em particular. Atualmente, o Comitê de Ação a Resistência a Fungicidas (FRAC-BR) relaciona 11 modos de ação (FRAC-BR, 2025).

Conforme informações do FRAC-BR, dentro de cada modo de ação existem sítios específicos de ação, diferindo os fungicidas quanto a enzimas alvo de ação. Nesse contexto, posicionar adequadamente esses fungicidas, rotacionando modos de ação e/ou sítios de ação, é determinante para o sucesso no controle de doenças e manejo da resistência dos fungos aos fungicidas.

Figura 1. 11 modos e ação de Fungicidas conforme classificação do FRAC-BR.
Fonte: FRAC-BR (2025)
Figura 2. Modos de ação de fungicidas e sítios de ação, com base na classificação do FRAC-BR.
Fonte: FRAC-BR (2025)

O poster completo com a classificação dos Modos de Ação de fungicidas pode ser acessado clicando aqui!

Vale destacar que visando um controle eficiente das doenças em culturas agrícolas e o manejo da resistência dos fungos a fungicidas, além da rotação de modos de ação de fungicidas, é essencial realizar o monitoramento frequente das áreas de cultivo, visando atuar de forma proativa no controle das doenças, realizando as pulverizações no início da infeção e/ou de forma preventiva a ocorrência da doença, dependendo do patógeno.

Quer saber mais sobre o manejo de doenças em soja? Clique no banner abaixo e garanta sua vaga na mentoria em fungicidas.


Veja mais: Performance de fungicidas no tratamento de sementes para o controle de Cercospora spp.


Referências:

COMITÊ DE AÇÃO DA RESISTÊNCIAS A FUNGICIDAS, MODOS DE AÇÃO DE FUNGICIDAS. FRAC-BR, 2025. Disponível em: < https://www.frac-br.org/modo-de-acao >, acesso em: 26/12/2025.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.