InícioDestaqueMomento de dessecação pré-colheita do trigo

Momento de dessecação pré-colheita do trigo

No final do ciclo de desenvolvimento do trigo, uma prática de manejo desempenha papel determinante para a cultura e sistema de produção. Tendo em vista que em grande parte das regiões produtoras, o trigo antecede culturas com importante papel econômico no sistema de produção, o atraso da semeadura da cultura sucessora ao trigo, em especial a soja pode implicar na redução do potencial produtivo.

Com isso em vista, a dessecação em pré-colheita do trigo compreende uma das principais práticas de manejo da cultura. Quando realizada adequadamente, a dessecação em pré-colheita do trigo pode antecipar em até seis dias sua colheita (Embrapa, 2022). Além da antecipação da colheita, a dessecação em pré-colheita possibilita o controle de plantas daninhas no final do ciclo do trigo, reduzindo a densidade populacional de daninhas no estabelecimento da cultura sucessora.

A dessecação em pré-colheita do trigo também é uma importante estratégia para o aumento da uniformidade das plantas para colheita, entretanto, cabe destacar que para evitar perdas de ordem quantitativa e qualitativa dos grãos ou sementes produzidas, a dessecação em pré-colheita do trigo deve ocorrer em momento ideal.

Segundo Rizzardi (2021), a época de se realizar a dessecação em pré-colheita do trigo é a maturação fisiológica da cultura. A maturidade fisiológica se caracteriza pela formação completa da semente, representada pelo máximo acúmulo de matéria seca, pela paralização da translocação de nutrientes e pelo início do processo de perda de água destes órgãos. A maturidade fisiológica pode ser identificada visualmente em trigo, quando apenas o nó logo abaixo da espiga encontra-se com coloração verde e o restante da planta apresenta perda da pigmentação verde (cor de palha).



Figura 1. Plantas de trigo em diferentes estádios de maturação.

a) Antes da maturidade fisiológica: próximo de 50% da espiga com pigmentação verde e primeiro nó abaixo da espiga e entrenó também verdes.

b) Maturidade fisiológica: próximo a 100% da espiga sem pigmentação verde, primeiro nó abaixo da espiga na cor verde e entrenó com predomínio da cor de palha seca (Lunkes, 2014).

Fonte: Lunkes (2014) 

 

É importante compreender que além do estádio adequado da realização da dessecação em pré-colheita do trigo, deve-se utilizar apenas herbicidas registrados para a cultura e prática de manejo. Até então, o único herbicida com registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para uso na dessecação em pré-colheita do trigo é o Glufosinato de Amônio.

O Glufosinato de Amônio é considerado um herbicida de contato, que possui uma ação lenta na planta. A dose de glufosinato indicada para a dessecação do Trigo é de 350 g i.a ha-1, em 200 L de calda ha-1; além de irregular, o uso de outros herbicidas com a finalidade de dessecação em pré-colheita do trigo pode resultar em apreensão e proibição dos grãos produzidos (Rizzardi, 2021).

Veja mais: Diversificação de culturas é ferramenta de manejo de fitonematoides

Referências:

EMBRAPA TRIGO. DESSECAÇÃO EM PRÉ-COLHEITA DE TRIGO. Embrapa Trigo, Nota Técnica, 2020. Disponível em: < https://www.embrapa.br/documents/1355291/56391049/Desseca%C3%A7%C3%A3o+pr%C3%A9-colheita+de+trigo/581dc5d1-22e3-12da-de44-fb238a7eea1e >, acesso em: 22/0/2022.

LUNKES, A. MATURAÇÃO ANTECIPADA DO TRIGO: PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DOS GRÃOS. Universidade de Cruz Alta, 2014. Disponível em: < https://home.unicruz.edu.br/wp-content/uploads/2017/01/Adilson-Lunkes-MATURACAO-ANTECIPADA-DE-TRIGO-PRODUTIVIDADE-E-QUALIDADE-DOS-GRAOS.pdf >, acesso em: 22/0/2022.

RIZZARDI, M. A. DESSECAÇÃO DO TRIGO. Up. Herb: Academia das Plantas Daninhas, 2021. Disponível em: < https://www.upherb.com.br/int/dessecacao-do-trigo >, acesso em: 22/08/2022.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares