Durante a Expodireto Cotrijal de 2020 está sendo apresentada pela Bayer uma nova Biotecnologia que promete ser uma forte aliada na produção de soja. Trata-se do lançamento da Biotecnologia Intacta 2 Xtend® e tem previsão de lançamento comercial no Brasil para a safra 2021/22.

Mas o que é essa nova Biotecnologia?

A Intacta 2 Xtend® vem com a proposta de oferecer maior proteção contra as principais lagartas da soja. Além das quatro pragas que a Intacta RR2 PRO® já oferece resistência (Lagarta da soja, Lagarta falsa medideira, Lagarta das maças e Broca das axilas) a Intacta 2 Xtend® também oferece resistência à Helicoverpa armigera (figura 1) e Spodoptera cosmioides (figura 2), resistência esta conferida por mais duas proteínas Bt, inseridas na cultivar.

Figura 1. Lagarta de Helicoverpa armigera.

Foto: Daniel Fragoso.

Figura 2. Lagarta de Spodoptera cosmioides.

Foto: Daniel Fragoso.

Outra característica importante contida na Intacta 2 Xtend® é que além da resistência ao glifosato, ela também apresenta resistência ao herbicida dicamba, se tornando este uma alternativa ao controle de plantas daninhas de folha larga como a buva, o caruru, a corda-de-viola e picão-preto.



A Biotecnologia, aliada ao manejo inteligente promete aumentar a produtividade das lavouras, auxiliando no controle de pragas e plantas daninhas. Foram avaliadas 247 áreas experimentais com a nova Biotecnologia, segundo a detentora da tecnologia, a expectativa é que se alcance um novo patamar de produtividade para a soja.

E não para por aí, a Tecnologia estará disponível para as principais parceiras licenciadas da Bayer, sendo elas: BRASMAX, AGROESTE, MONSOY, Syngenta, DONMARIO, EMBRAPA, PIONEER, FT SEMENTES, NIDERA, SEEDCORP HO, SOY Tech, Credenz e TMG.

Referências:

Bayer Brasil, disponível em: https://www.bayer.com.br/midia/sala-de-imprensa/crop-science/releases/bayer-apresenta-seu-novo-programa-de-relacionamento-na-expodireto-cotrijal.php, acesso em 04/03/2020.

 

Redação: Maurício Siqueira dos Santos – Eng. Agrônomo.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.