Na busca por altas produtividade da soja, é fundamental garantir um eficientes manejo fitossanitário, especialmente quanto ao controle de doenças fúngicas como ferrugem asiática da soja, oídio, mancha-alvo, entre outras… Basicamente pode-se dividir os fungicidas com relação aos sítios de ação em sítio específico sendo os que atuam só em um sitio e multissítios os que atuam em mais de um sítio específico.

Em vídeo, o Prof. Marcelo Madalosso destaca a importância das carboxamidas, menciona novas carboxamidas e destaca a relação da sua estrutura básica com aspectos relacionados ao desenvolvimento de resistência.

Figura 1: Representação esquemática da estrutura básica de uma carboxamida, sendo em vermelho o Core básico, em verde o Repouso Hidrofóbico e em azul o Ligante.

As carboxamidas são estruturas que atuam como inibidores de respiração no complexo 2, dehydrogenase succinato (FRAC, 2020) e se enquadram como fungicidas sitio específicos (EMBRAPA, 2020).

De modo geral, assim como para ferrugem asiática, recomenda-se a utilização das carboxamidas de forma preventiva a doenças fungicas, “sempre nas primeiras aplicações”, onde há a maior eficiência de controle (figura 2), além disso, segundo MADALOSSO & BALARDIN (2020), o atraso no posicionamento das carboxamidas pode conferir pressão de seleção ao patógeno e aumentar o risco de resistência.

Figura 2. Variações na eficiência do controle, devido a alterações no momento de controle das fases do patógeno.

Fonte: MADALOSSO & BALARDIN (2020).

Madalosso destaca que futuramente novas moléculas poderão estar disponíveis no mercado, tais como misturas com triazol/triazolintione, promovendo eficácias diferentes no controle de doenças. Contudo, Marcelo enfatiza que não se deve dispensar o uso de fungicidas multissítios, uma vez que as carboxamidas apresentam riscos de desenvolver resistência e são fungicidas importantes no nosso manejo, devendo ser sua eficácia preservada.

Confira o vídeo abaixo:


Se inscreva agora no Canal do Madalosso clicando aqui!!!



Quer saber como aumentar a produtividade da sua lavoura? Confira o curso “Os 10 “S” da produtividade da Soja ” e tenha acesso a dicas exclusivas.

Referências: 

MADALOSSO, M; BALARDIN, R. MECANISMO E MODO DE AÇÃO DO GRUPO QUÍMICO DAS CARBOXAMIDAS. Disponível em: https://elevagro.com/materiais-didaticos/mecanismo-e-modo-de-acao-do-grupo-quimico-das-carboxamidas/, acesso em: 15/05/2020.

FRAC. NOVAS RECOMENDAÇÕES PARA O AMENJO DA FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA. Disponível em: < https://www.frac-br.org/soja>, acesso em: 15/05/2020.

EMBRAPA SOJA. FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA. Disponível em: < https://www.embrapa.br/soja/ferrugem/inicial>, acesso em: 15/05/2020.

Redação: Maurício Siqueira dos Santos – Eng. Agrônomo, equipe Mais Soja.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.