Após um longo período sobre influência do fenômeno La Niña, causando impactos significativos na agricultura, as projeções climáticas indicam uma tendencia de neutralidade para os próximos dois meses. Conforme prognósticos climáticos, a partir do trimestre junho-julho-agosto, o El Niño passa a ganhar força, havendo uma probabilidade média deca de 60% da chance de ocorrência do fenômeno, condição que predomina até dezembro de 2023.
Figura 1. Projeções El Niño Oscilação Sul.
Diferentemente do que vinha se observado no início da safra, caso as previsões climáticas se concretizem, a tendencia é de melhoria das condições hídricas do solo para o Estado do Rio Grande do Sul. Embora possa haver variação das previsões de tempo, em especial do volume de precipitações, em função da instituição/órgão (Climatempo, NOAA), com exceção da Região Centro-Sul do RS, as previsões de tempo indicam bons volumes de chuvas para o final de março/início de abril.
Conforme previsto pelo Climatempo para os próximos 15 dias, são esperados volumes acumulados de chuva de aproximadamente 84 mm para São Luiz Gonzaga, 79 mm para Santa Rosa e 76 mm para Campo Novo (Região Noroeste). Já para a Região do Planalto estão previstos 54 mm para Água Santa, 56 mm para Sarandi e Ibirubá, e 55 mm para Não-Me-Toque.
No Noroeste-Centro gaúcho, as previsões indicam 57 mm para Panambi, 82 mm para Cruz Alta, 83 mm para Tupanciretã e 81 mm para Júlio de Castilhos. Com perceptivas diferentes, onde uma significativa parte das precipitações se concentra no final da primeira quinzena de Abril, no Centro-Sul, são esperados cerca de 75 mm para São Sepé, 39 mm para Caçapava do Sul, 59 mm para Bagé e 44 mm para Arroio Grande.
Com relação as perspectivas climáticas e sua influência sobre os cultivos agrícolas no Rio Grande do Sul, pode-se dizer que há uma tendência de melhoria das condições hídricas do solo caso as previsões se concretizem, fato que pode contribuir para a melhoria da implantação das lavouras de outono/inverno.
Confira abaixo as previsões de tempo para os próximos 15 dias para sua região de cultivo.