Transgênicos são organismos geneticamente modificados (OGM) que receberam um gene de outro ser vivo em seu DNA por meio de técnicas empregadas na biotecnologia. Para o desenvolvimento de um organismo transgênico são necessários muitos anos de pesquisa. O trabalho envolve cientistas de diversas áreas do conhecimento, a exemplo de biologia, genética e agronomia.

Apenas hoje: 24/11 este curso por apenas R$ 30.00. Confere que todos os demais também estão com descontos.

No entanto, é importante ressaltar que nem todo OGM é um transgênico. Do ponto de vista da biologia, independentemente da origem do material genético, todo o organismo que tiver seu DNA modificado é considerado um OGM. Essa modificação pode ou não inserir um gene externo no DNA do organismo. Quando receber um gene externo, o organismo é um OGM e também um transgênico.

Dessa maneira, um OGM pode ser:

Transgênico: ter a adição de um gene proveniente de uma espécie não sexualmente compatível;

Cisgênico: ter a adição de um gene de uma espécie com a qual poderia haver um cruzamento;

Um OGM também pode ter um ou mais de seus genes deletados e/ou silenciados.


Do campo ou da cidade: todos deveriam conhecer esta página…tem muita informação de qualidade…clica na imagem e confere!Banner CropLife


Benefícios dos transgênicos 

Os transgênicos trazem inúmeros benefícios ao consumidor, ao agricultor e ao meio ambiente. Os principais são:

Prevenção e tratamento de doenças

Por meio do uso de técnicas de biotecnologia são desenvolvidos métodos de diagnóstico de doenças, terapias, tratamentos e vacinas. Alguns produtos que já trazem esses benefícios incluem: insulina, hormônio do crescimento, vacina contra a Hepatite B e vacina contra a dengue.

Maior oferta de alimentos

Com a adoção transgênicos na agricultura, tivemos redução das perdas nas lavouras e, consequentemente, aumento da produtividade. Isso faz com que mais alimentos estejam disponíveis para compor a ração animal e também para o consumidor final.

Facilidade de manejo na agricultura

As características introduzidas nos transgênicos disponíveis para a agricultura facilitam o manejo do produtor. A tolerância a herbicidas e a resistência a insetos otimizam o uso de defensivos químicos.

Preservação do meio ambiente

Ao otimizar o uso de insumos, os transgênicos permitem que o agricultor use menos água para diluir os produtos, menos maquinário e combustível no manejo das lavouras, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa como o CO2.

Que saber mais Sobre os transgênicos? Confere a página da CropLife Brasil. Lá tem muito mais informações….

Fonte: CropLife Brasil

Banner CropLife

Texto originalmente publicado em:
CropLife Brasil
Autor: CropLife Brasil

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.