Em vídeo divulgado no canal do Youtube Professores Alfredo & Leandro Albrecht, o professor Alfredo, um dos supervisores do grupo Supra Pesquisa mostra algumas das opções no manejo de capim-amargoso (Digitaria insularis) e capim-branco (Chloris spp.), plantas daninhas resistentes ao Glyphosate e que são problemáticas nas lavouras.


Interferência de capim-amargoso sobre a produtividade da soja


No vídeo, o pesquisador descreve algumas opções de manejo para controlar gramíneas de difícil controle como capim-amargoso e o capim-branco. Para avaliar a eficiência de diferentes herbicidas, foram utilizados os seguintes tratamentos para o controle de capim–amargoso e capim-branco:

  • Testemunha, sem aplicação;
  • Glufosinato;
  • Glifosato + Cletodim;
  • Glifosato + Haloxyfop;
  • Glifosato + Imazapique + Imazapir;

Os tratamentos foram utilizados 20 dias antes da elaboração do vídeo e, segundo o pesquisador, no caso do capim-branco, que não possui rizoma, alguns tratamentos apresentaram controle relativamente menor em virtude das folhas dessa planta daninha que são menores e possuem maior serosidade, o que acaba dificultando o controle.



Esses exemplos utilizados na pesquisa são opções que o produtor pode estar adotando justamente para não restringir o controle apenas ao uso de Glyphosate e graminicidas, forçando a pressão de seleção e selecionando indivíduos com resistência múltipla e esses herbicidas.

O pesquisador destaca que, para o uso de alguns herbicidas, deve-se levar em consideração o período residual desse herbicida para a cultura da soja, que deve ser aplicado no mínimo 30 dias antes da semeadura (para o herbicida mencionado no vídeo Imazapique + Imazapir) e nesse período deve ocorrer uma chuva de 100 mm para que não prejudique o desenvolvimento da soja posteriormente.

Por fim, Alfredo ressalta a importância de se rotacionar mecanismos de ação para não forçar a pressão de seleção e gerar mais casos de resistência, pois já se perdeu a eficiência do Glifosato, se perdermos também a eficiência de graminicidas para plantas como o capim-amargoso entraremos em um cenário extremamente complexo para se controlar essas plantas na lavoura.

Confira o vídeo abaixo: 


Inscreva-se agora no canal dos Professores Alfredo & Leandro Albrechtaqui.


Elaboração: Andréia Procedi – Equipe Mais Soja.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.