Durante seu ciclo, o milho está sujeito a incidência de várias doenças, as quais podem causar perdas qualitativas e quantitativas na produtividade de grãos ou sementes produzidas. Uma dessas doenças é o enfezamento do milho, que pode causar uma redução da produtividade da planta doente de até 70% em comparação a plantas sadias (Embrapa).

São mais conhecidos o enfezamento-pálido e o enfezamento-vermelho, os quais são causados pela infecção da planta por microrganismos denominados molicutes (classe Mollicutes-Reino Bacteria), que são um espiroplasma (Spiroplasma kunkelii) e fitoplasma (Maize bushy stunt) respectivamente.  Os molicutes invadem sistemicamente e multiplicam-se nos tecidos do floema da planta de milho e são transmitidos de plantas doentes para plantas sadias, pela cigarrinha Dalbulus maidis (Hemiptera: Cicadellidae) (Embrapa).


Veja também: Cigarrinha-do-milho – entenda o que é enfezamento e seu controle


Além da considerável perda de produtividade ocasionada pelos enfezamentos, em vídeo o professor Marcelo Madalosso explica que “o enfezamento aumenta a sensibilidade das plantas a patógenos como Pythium, Fusarium e Gibberella” podendo ser observada como característica da infecção por molicutes e o estabelecimento desses patógenos, o amolecimento do colmo no milho a nível da base (colo da planta), podendo ocorrer o tombamento das plantas.



Figura 1. Marcelo Madalosso demonstrando a característica de amolecimento do colo de plantas de milho decorrente da infecção por molicute e outros patógenos. Ao fundo, plantas de milho acamadas em decorrência dessa característica.

Fonte: Marcelo Gripa Madalosso – Madalosso Pesquisas

Dessa forma, fica evidente a necessidade de cuidado com o manejo e controle da cigarrinha transmissora do enfezamento para evitar perdas produtivas, podendo ser o enfezamento em conjunto com a incidência de outros patógenos, uma possível causa para o tombamento de plantas de milho.

Confira abaixo as dicas e contribuições do Professor Marcelo Madalosso.


Se inscreva agora no Canal do Madalosso clicando aqui!!!



Referências:

EMBRAPA, ENFEZAMENTOS POR MOLICUTE E CIGARRINHA NO MILHO. Embrapa. Disponível em: < https://www.embrapa.br/controle-da-cigarrinha-do-milho#:~:text=Enfezamentos%20por%20molicutes%20e%20cigarrinha,fitoplasma%20(Maize%20bushy%20stunt). > acesso em: 07/01/2021.

EMBRAPA. ENFEZAMENTO DO MILHO APARECE COMO PROBLEMA NESTA SAFRA. Embrapa. Disponível em: < https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/21567441/enfezamento-do-milho-aparece-como-problema-nesta-safra >, acesso em: 07/01/2021.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.