A acidez do solo, é um dos principais fatores limitantes da produtividade de culturas agrícolas. Normalmente a acidificação de um solo ocorre em consequência de processos de intemperização, que resultam em maiores teores de hidrogênio e alumínio no solo e, consequentemente, também na solução do solo (Embrapa). O uso de alguns fertilizantes com efeito acidificante também pode contribuir para a redução do pH do solo e consequentemente maior acidez dele.

Embora a verificação da necessidade de correção da acidez do solo, possa ser realizada por diferentes métodos dependendo da região de cultivo e recomendações seguidas, a necessidade de correção da acidez do solo é essencial para adequar os níveis de pH do solo, proporcionando um ambiente propicio ao desenvolvimento das raízes.

Para efeito de análise do pH do solo, é preciso definir a camada a ser analisada (camada diagnostica ou perfil), identificar possíveis níveis de intervenção e formas de aplicação de corretivos agrícolas. Um dos corretivos mais comuns e utilizados visando a redução da acidez do solo é o calcário. Embora muito se explore o gesso agrícola, cabe destacar que ele não corrige a acidez do solo, sendo considerado um condicionador de solo.

Além de elevar o pH do solo e reduzir os níveis de alumínio tóxico para as plantas, a correção da acidez do solo tem como objetivo ajustar a faixa de pH, a fim de aumentar a disponibilidade de nutrientes paras as plantas, já que essa disponibilidade está diretamente relacionada ao pH do solo.

Figura 1. Disponibilidade de nutrientes em função do pH do solo.

Embrapa (2013).

Se a acidez é prejudicial e solos ácidos tendem a apresentar baixo pH, por que não elevar ao máximo o pH do solo?

A quantidade de corretivo necessário para elevar o pH de um solo ácido a determinado valor desejado pode variar de acordo com fatores como tipo de solo, corretivo, poder de neutralização do corretivo, e muito mais. Distintos solos com mesmo pH podem requerer quantidades diferentes do mesmo corretivo para elevar o pH ao mesmo nível dependendo de suas características físicas e principalmente químicas.

Além de representar uma grande quantidade de corretivos na maior parte dos casos, a elevação do pH a altos níveis pode causar certo desbalanço na disponibilidade de nutrientes do solo, podendo inclusive causar deficiências nutricionais. Conforme observado na figura 1, a disponibilidade de micronutrientes como Ferro (Fe), Cobre (Cu), Manganês (Mn) e Zinco (Zn), reduz drasticamente à medida que o pH do solo aumenta.



Embora sejam considerados micronutrientes por serem requeridos em menores quantidades pelas plantas, esses nutrientes desempenham funções fundamentais no crescimento e desenvolvimento vegetal, podendo a deficiência de algum deles, inclusive, limitar a produtividade da cultura.

Figura 2. Deficiência de Ferro (Fe) em soja. Sintomas típicos compreende a clorose internerval das folhas novas da parte superior da planta.

Fonte: yarabrasil.com.br

Logo, trabalhar com níveis adequados de pH é tão importante quanto realizar um bom manejo da adubação da cultura, evitando desperdícios de fertilizantes e potencializando a absorção deles pelas plantas. De maneira geral, se recomenda trabalhar com níveis de pH do solo variando entre 6 e 6,5 para a maioria das culturas agrícolas. Estudos demonstram que pH inferiores a 5,5 podem causar danos á cultura da soja em virtude da elevada disponibilidade de alumínio tóxico, limitando a produtividade da cultura.


Veja mais: Calagem – uma prática fundamental que evita desperdícios


Referências:

AGEITEC. ORIGEM DA ACIDEZ. Agência Embrapa de Informação Tecnológica. Disponível em: < https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/soja/arvore/CONTAG01_34_271020069132.html >, acesso em: 10/12/2021.

SFREDO, G. J.; BORKERT, C. N. DEFICIÊNCIAS E TOXICIDADES DE NUTRIENTES EM PLANTAS DE SOJA: DESCRIÇÃO DOS SINTOMAS E ILUSTRAÇÃO COM FOTOS. Embrapa, Documentos, n. 231, 2004. Disponível em: < https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/469334/deficiencias-e-toxicidades-de-nutrientes-em-plantas-de-soja-descricao-dos-sintomas-e-ilustracao-com-fotos >, acesso em: 10/12/2021.

YARA. SOLUÇÕES PARA CULTURAS: DEFICIÊNCIA DE FERRO – SOJA. Disponível em: < https://www.yarabrasil.com.br/nutricao-de-plantas/soja/deficiencias-soybean/deficiencia-de-ferro-soybean/ >, acesso em: 10/12/2021.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.