InícioDestaquePrevisões de tempo para os próximos 30 dias indicam má distribuição de...

Previsões de tempo para os próximos 30 dias indicam má distribuição de chuvas para a maioria das regiões produtoras do RS

Embora no primeiro decêndio do mês de julho se tenha observado anomalias negativas com relação ao volume acumulado de chuvas tendo como referência a média histórica, de modo geral no estado do Rio Grande do Sul pode-se observar boas condições de disponibilidade hídrica do solo, em virtude do bom volume de chuvas no segundo decêndio de julho.

Para os próximos 30 dias, os prognósticos climáticos e previsões de tempo indicam para a região Noroeste do Rio Grande do Sul, volumes acumulados de 77 mm para São Luiz Gonzaga, com presença de uma frente fria, entretanto sem drásticas reduções da temperatura. Ainda na região Noroeste do Estado, para Santa Rosa e Campo Novo são esperados volumes acumulados de 76 mm para os próximos 30 dias. De modo geral, as previsões de tempo indicam má distribuição dessas chuvas ao longo do tempo, havendo concentração dos volumes precipitados em algumas datas.



Para a região do Planalto Gaúcho, a distribuição das chuvas segue a mesma tendência da região Noroeste do estado, sendo esperado 74 mm para Água Santa, 71 mm para Sarandi, 75 mm para Não-Me-Toque e 76 mm para Ibirubá.  Na região Noroeste-Centro do RS, os volumes de precipitação acumulados seguem o padrão das demais regiões de cultivo, ficando na casa dos 75 mm, sendo esperado para os próximos 30 dias 75 mm para Panambi, 76 mm para Cruz Alta, 79 mm para Tupanciretã e Júlio de Castilhos.  Diferindo um pouco, na região Centro-Sul do Estado são esperados maiores volumes de chuva, sendo previstos 94 mm para São Sepé, 112 mm para Caçapava do Sul, 132 mm para Bagé e 183 mm para Arroio Grande.

Com relação a análise de produtividade do trigo, a estimativa conforme modelo é que se tenha ganhos de produtividade em ralação a safra passada caso as condições climáticas favoreçam o desenvolvimento da cultura, para a maioria das regiões de cultivo com exceção da região Centro-Sul que pode apresentar ligeira redução da produtividade. Confira abaixo as previsões de tempo e prognósticos climáticos trazidos pela Eng. Agrônoma e CEO AGRYMET Bárbara Sentelhas, para sua região de cultivo.


Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares