InícioDestaquePrincipais táticas de manejo para controle de nematoides em soja

Principais táticas de manejo para controle de nematoides em soja

Principais táticas de manejo para controle de nematoides em soja

As várias medidas de manejo, quando utilizadas em conjunto, tem os resultados maximizados e mantém os nematoides em baixas populações na lavoura.

Quando se trata de controle de pragas, todas as táticas de manejo disponíveis devem ser utilizadas em conjunto para que a estratégia seja eficiente e o objetivo possa ser alcançado.

Com isso, há uma maior proteção do cultivo, pelo fato de várias táticas de controle atuarem em um mesmo momento sobre as pragas, que possivelmente causariam danos nas plantas.

E especialmente para os nematoides, o uso associado de diferentes medidas de manejo promove um controle ainda mais eficiente do que quando utilizadas táticas isoladas. Por isso, é melhor proteger a sua lavoura com todas as possibilidades disponíveis.

Confira mais como fazer essa associação de métodos a seguir!

Antes do plantio: monitoramento e manejo preventivo

Erradicar os nematoides das áreas de cultivo é algo que certamente não acontecerá de forma fácil, pois estas pragas agrícolas estão presentes em todos os locais cultiváveis. Agora, o que você precisa fazer é manter a população de nematoides em um nível baixo, que não cause danos para as plantas, e isso é algo que você pode realizar.

Para conhecer o nível de infestação e identificar a espécie de nematoide que está presente na sua área, você deve analisar o local antes de fazer o plantio. A análise é feita a partir de amostras de solo e de raízes de plantas que você coleta e envia para um laboratório especializado avaliar.

Com os resultados destas análises, você saberá se alguma área de sua lavoura está com uma população alta de nematoides, qual o local e também a espécie que está presente.

Conhecendo estas informações, você pode utilizar táticas de manejo específicas para a sua lavoura.

Amostragem de solo para análise de nematoides. (Fonte: Agro Pós)

Rotação com culturas não hospedeiras

Existem espécies de plantas que são preferíveis pelos nematoides, pois com elas, eles conseguem realizar uma ótima multiplicação da sua prole. Entretanto, o oposto também acontece. Há plantas que reduzem a população dos nematoides, que não são favoráveis para que eles se estabeleçam e se multipliquem no cultivo.

Como são espécies de nematoides diferentes as que atacam a soja (nematoide das galhas, nematoide do cisto, nematoide reniforme e nematoide das lesões radiculares), nem todas as plantas respondem igualmente ao ataque de cada um deles. Por isso, reunimos no último artigo as principais espécies de plantas que favorecem e aquelas que reduzem a população dos diferentes nematoides da soja, você pode conferir aqui.

Com estas informações em mãos, é possível optar por utilizar uma planta adequada para rotação, de acordo com a espécie que está presente na sua lavoura.

Foto: Divulgação Grupo ATTO Sementes

Crotalária, planta que reduz a população das principais espécies de nematoides nocivos para a soja. (Fonte: Notícias Agrícolas)

Plantas resistentes

Assim como a rotação de culturas com plantas não hospedeiras, o uso de variedades de soja resistentes a nematoides é um método eficiente para locais com a presença destas pragas.

A resistência das plantas impede ou dificulta que os nematoides se multipliquem e gerem grandes populações, o que contribui com a redução destas pragas no cultivo e mantém a produção da lavoura.

Tratamento de sementes

Aliado as demais medidas de controle, o tratamento de sementes com nematicidas protege as plântulas nas primeiras semanas de desenvolvimento da soja. Com essa proteção, as raízes conseguem se estabelecer e os nematoides não são capazes de causar danos na lavoura que ainda está no início do ciclo.

O resultado do tratamento de sementes é refletido posteriormente, quando a lavoura se desenvolve uniformemente, o enraizamento das plantas é forte, a produtividade é mantida e os custos com tratamentos fitossanitários são reduzidos.

Sementes tratadas de soja. (Fonte: Cotrisoja)

Limpeza dos equipamentos

Apesar de serem pragas bastante danosas, os nematoides não se movimentam para longas distâncias nos solos. Portanto, se eles são levados para outros locais, isso acontece por meio de equipamentos contaminados.

Para evitar estas contaminações, realize a limpeza dos implementos, tratores, carros e motos que circulam pelas áreas de cultivo. Este é um cuidado que diminui consideravelmente a dispersão dos nematoides de uma área para outra.

Controle químico e biológico

Quando há a necessidade de controle imediato, o controle químico com nematicidas sistêmicos é indicado.

Assim, com base nas condições da área, podem ser utilizados produtos como os dos grupos químicos dos organofosforados, avermectinas e neonicotinoides, por exemplo, além de outras formulações que estão registradas no MAPA para uso.

Há também outra alternativa eficiente para manter os nematoides em um nível populacional baixo, que é o controle biológico.

Agentes de controle biológico como os fungos dos gêneros Trichoderma e Bacillus, por exemplo, podem agir sobre o ciclo biológico do nematoide e serem letais, ou afetar negativamente algum processo importante de sua vida, como a reprodução ou a penetração nos tecidos do hospedeiro.

Se você precisar utilizar algum produto químico, consulte um profissional capacitado, ele lhe recomendará a formulação mais adequada para você utilizar em sua área.

Conclusão

Você viu no artigo de hoje quais as possibilidades de manejo para manter os nematoides abaixo do nível de dano econômico.

O ideal é que você associe por várias safras consecutivas as táticas que citamos, assim os resultados positivos são mantidos de maneira prolongada.

Outra medida é sempre eliminar as plantas daninhas da área, para que não sirvam como fonte de alimento e reprodução de nematoides e também de outras pragas.

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares