De 15 em 15 dias, o ClimaCast – RTC, uma parceria entre Agrymet e Rede Técnica Cooperativa – RTC, traz os principais prognósticos climáticos e previsões de tempo para as principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul. Embora as previsões de tempo sejam fundamentais para embasar práticas de manejo, especialmente se tratando das precipitações, em termos gerais, um dos prognósticos climática que tem chamado mais atenção está relacionado a anomalia da temperatura da superfície do mar.

A anomalia da temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial, exerce forte influência sobre o fenômeno ENOS (El Niño-Oscilação Sul). Esse fenômeno influencia a variabilidade climática em diferentes regiões do Brasil e os impactos sobre os regimes pluviométricos (Guimarães & Reis).

Fazem parte desse fenômeno, o El Niño e o La Niña. O ENOS refere-se às situações nas quais o oceano Pacífico Equatorial está mais quente (El Niño) ou mais frio (La Niña) do que a média histórica. Além das alterações na temperatura, tanto La Niña quanto El Niño influenciam no volume de precipitações (INPE, 2023) afetando o crescimento e desenvolvimento das culturas no campo, pela disponibilidade hídrica.



As consequências desse fenômeno têm sido observadas nas últimas duas safras de soja, onde o La Niña prevaleceu, causando dentre outros fatores, a drástica redução dos volumes precipitados no Sul do Brasil, impactando diretamente a disponibilidade de água para as culturas agrícolas, tendo como impacto, a baixa produtividade, principalmente das lavouras de milho e soja nas safras 2021/22 e 2022/23.

Entretanto, embora os agricultores do Sul brasileiro venham desanimados com as condições climáticas observadas nas últimas safras, um cenário contrastante tem sido projetado para a próxima safra. Conforme prognósticos climáticos, com base nas condições observadas e previstas de temperatura da superfície do mar, há uma predominância das condições de El Niño

Segundo prognósticos climáticos, até então, o que tem se observado, é um aquecimento da superfície do mar no Pacífico Equatorial, demonstrando a tendencia de ocorrência do fenômeno La Niña. Atualmente, os prognósticos climáticos indicam uma alta probabilidade do estabelecimento do fenômeno El Niño no inverno de 2023.

Até então, para o trimestre Abril/Maio/Junho, os prognósticos indicam um predomínio da condição de neutralidade (nem El Niño, nem La Niña), sobretudo, a partir do trimestre Maio/Junho/Julho, há um acentuado aumento da probabilidade da ocorrência do El Niño, se mantendo superior a 70%, até o trimestre Dezembro/Janeiro/Fevereiro (figura 1).



Figura 1. Prognóstico Climático El Niño Oscilação Sul.

Fonte: IRI (2023)

Logo, há uma significativa chance de que o fenômeno El Niño venha a ocorrer, entretanto, cabe destacar que não necessariamente esses prognósticos climáticos sejam conclusivos, devendo-se seguir monitorando as condições de clima e projeções climáticas, a fim de assegurar a ocorrência do El Niño. Entretanto, havendo essa tendencia de ocorrência desse fenômeno, medidas de manejo já podem ser analisadas para implantação ou não nos sistemas de produção, lembrando que sob condições de El Niño, há uma grande probabilidade da ocorrência de grandes volumes acumulados de chuva no Sul do Brasil, fato que pode contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças em plantas, tornando necessário maior cautela com o manejo fitossanitário das culturas.

Confira Abaixo os prognósticos climáticos e previsões de tempo para os próximos 15 dias para as principais regiões produtoras do RS.


Inscreva-se agora no Canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!



Referências:

COLUMBIA CLIMATE SCHOOL INTERNATIONAL RESEARCH INSTITUTE FOR CLIMATE AND SOCIETY. ENSO FORECAST, IRI Model-Based Probabilistic ENSO Forecast, 2013. Disponível em: < https://iri.columbia.edu/our-expertise/climate/forecasts/enso/current/?enso_tab=enso-iri_plume >, acesso em: 03/05/2023.

GUIMARÃES, D. P.; REIS, R. J. O FENÔMENO ENOS E A TEMPERATURA NO BRASIL. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/71671/1/Fenomeno-ENOS.pdf >, acesso em: 03/05/2023.

INPE. CONDIÇÕES ATUAIS DO ENOS: ENFRAQUECIMENTO DO LA NIÑA E INÍCIO DE CONDIÇÕES DE NEUTRALIDADE. INPE, CPTEC, 2023. Disponível em: < http://enos.cptec.inpe.br/ >, acesso em: 03/05/2023.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.