InícioDestaqueProjeto SULCO faz live para apresentar resultados da safra da soja 20/21

Projeto SULCO faz live para apresentar resultados da safra da soja 20/21

Os resultados apresentados pela tecnologia do uso do sulco-camalhão para a cultura de grãos em terras baixas serão mostrados na live agendada pelo Projeto SULCO – trabalho de pesquisa da Embrapa e empresas no RS – que acontece no próximo dia 16 de junho, às 19h, no canal da Embrapa no Youtube. A temática do encontro será  “Soja e milho irrigados em terras baixas” e o evento virtual apresentará os números da safra 20/21, com a participação de produtores rurais, técnicos e pesquisadores envolvidos no Projeto e a interação do público participante na plataforma online.

Esta segunda live trará depoimentos das experiências de produtores rurais das tecnologias aplicadas pelo Projeto em cinco propriedades. O produtor rural Geovani Weber, da Granja do Sossego, de Formigueiro, contará como ele atingiu mais de 100 sc/ha de soja e Paulo Nolasco da Fazenda São Francisco, do Grupo Quero-Quero, de Jaguarão, falará como é possível viabilizar  outras culturas com irrigação em áreas de várzea.

https://youtu.be/_nnaNvCjUGg

https://youtu.be/eX0fi1BF85Q

Na sequência serão relatadas as experiências de Álvaro Ribeiro, da Fazenda Estrela, de Camaquã, Cyrano Busato, da RiceTec Sementes, de Capão do Leão, e Mário Assis Brasil, da Granja Mangueira, de Santa Vitória do Palmar.

Conforme o coordenador do Projeto pela Embrapa, pesquisador José Maria Barbat Parfitt, esse é um estudo de viabilidade técnica e econômica do uso do sistema sulco-camalhão, que visa contribuir para a adaptação de culturas de terras altas às terras baixas gaúchas para aplicação em áreas demonstrativas – lavouras de produtores parceiros – capaz de comprovar o aumento da produtividade de grãos como soja e milho.
Ao acompanhar a live dos resultados do Projeto SULCO o participante irá conhecer os resultados obtidos na safra atual. “A primeira safra do Projeto (2019/2020), por exemplo, foi extremamente seca, com perdas de produtividade nas lavouras do Estado, mas as áreas piloto irrigadas produziram, em média, 20 sc/ha a mais do que as áreas não irrigadas na mesma propriedade, obtendo uma produtividade média de 66,3 sc/ha. Esta produtividade corresponde ao peso da produção total obtida na colheita, ajustada para a umidade de 13% e descontadas as impurezas”, revelou Parfitt.

O participante que quiser assistir a live deve se inscrever para o evento antecipadamente, através deste endereço aqui.

O Projeto SULCO é uma cooperação técnica e financeira entre a Embrapa, através da unidade de pesquisas em Pelotas/RS, a Embrapa Clima Temperado, a AGCO do Brasil Soluções Agrícolas Ltda/Massey Ferguson, a Trimble Brasil, a PipeBR, a KLR Implementos e a Centeno Agro Inteligência.

Fonte: Embrapa

Foto de capa: Divulgação Embrapa Clima Temperado

Sipcam

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares