Visando a obtenção de boas produtividades, é essencial assegurar condições nutricionais adequadas para o bom crescimento e desenvolvimento vegetal, independentemente da cultura agrícola cultivada. Além de suprir as exigências nutricionais da planta, é necessário aportar a quantidade necessária de nutrientes com base na expectativa de produtividade, extração e exportação de nutrientes pela cultura.
A deficiência de um nutriente, mesmo estando os demais em níveis superiores aos exigidos pela planta, pode limitar a produtividade da planta, fato popularmente conhecido como Lei de Liebig ou Lei do Mínimo. Basicamente, os nutrientes requeridos pelas plantas são divididos em macro e micronutrientes, em função da maior e menor demanda pela planta, respectivamente. Entretanto, mesmo os nutrientes requeridos em pequenas quantidades desempenham funções essenciais para o metabolismo vegetal, que tem sua eficiência limitada pela deficiência nutricional.
Veja mais: Extração e Exportação de nutriente da soja – Conhecer para produzir mais
Cabe destacar que além de apresentar baixa produtividade, sob condições nutricionais deficitárias, as plantas podem expressar sintomas visuais das deficiências, normalmente observados nas folhas. Assim como baixos teores nutricionais, o pH inadequado do solo, pode ser um dos principais fatores responsáveis pela nutrição limitada das plantas.
Sob pH inadequado do solo, os nutrientes tendem a ficar indisponíveis para as plantas, mesmos estando presentes em quantidades superiores ao requerido pela planta. De maneira geral, pode-se dizer que o pH do solo apresenta relação direta com a disponibilidade dos nutrientes para as plantas. Conforme recomendações de manejo, para a cultura da soja, aconselha-se trabalhar com níveis de pH do solo variando entre 5,5 e 6, 0.
Confira abaixo alguns dos principais sintomas visuais de deficiências nutricionais observados em plantas.
Referências:
SEIXAS, C. D. S. et al. TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO DE SOJA. Embrapa, Sistemas de Produção, n. 17, 2020. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1123928/1/SP-17-2020-online-1.pdf >, acesso em: 28/04/2023.