As exigências nutricionais correspondem à quantidade total de nutrientes absorvidos e necessários para o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo pelas plantas. A absorção de nutrientes pelas plantas é influenciada por diversos fatores, entre eles as condições climáticas, como chuvas e temperaturas, as diferenças genéticas entre cultivares, a disponibilidade de nutrientes no solo e o manejo da cultura adotado. Na Tabela 1, são apresentadas as quantidades médias de nutrientes contidos em 1 t de restos culturais de soja e em 1 t de grãos de soja.

Tabela 1. Quantidades médias de nutrientes contidos em 1 t de restos culturais de soja e em 1 t de grãos de soja

Quais são os nutrientes mais absorvidos pela soja e acumulados nos grãos?

Exportação é a quantidade dos nutrientes absorvidos pela soja e acumulados nos grãos e, portanto, removidos da área com  colheita. Em ordem decrescente, a soja exporta em maiores quantidades N, K, P, seguidas de Ca, S e Mg. Caso as quantidades de nutrientes exportadas da lavoura não sejam adequadamente repostas pela aplicação de fertilizantes, ocorrerá o empobrecimento do solo. Por essa razão, o manejo adequado da fertilidade do solo deve considerar, no mínimo, a reposição das quantidades exportadas na forma de grãos. Além disso, a correlação entre produtividade obtida e quantidades de nutrientes exportados é direta, logo maiores patamares de produtividade exigem a reposição de maiores quantidades de nutrientes.

Fonte: EMBRAPA. Coleção 500 Perguntas – 500 Respostas: o produtor pergunta, a EMBRAPA responde, lançado pela EMBRAPA em 2019.

Editores Técnicos: Arnold Barbosa de Oliveira; Regina Maria Villas Bôas de Campos Leite; Alvadi AntônioBalbinot Junior; Claudine Dinali Santos Seixas; Hugo Soares Kern

Texto originalmente publicado em:
Embrapa: coleção 500 perguntas - 500 respostas
Autor: Embrapa: coleção 500 perguntas - 500 respostas

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.