InícioDestaqueQual a capacidade reprodutiva da cigarrinha-do-milho?

Qual a capacidade reprodutiva da cigarrinha-do-milho?

  • A cigarrinha-do-milho é considerada o único vetor dos molicutes causadores dos enfezamentos na cultura do milho;
  • O ciclo biológico da cigarrinha pode variar em função das condições ambientais;
  • Uma fêmea da cigarrinha-do-milho pode colocar até 14 ovos dia-1

Nas últimas safras, uma praga em especial tem causada drásticas reduções da produtividade do milho, principalmente pelos danos indiretos. Trata-se da cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), que pode causar danos diretos em função da sua alimentação, mas se destaca pelos danos indiretos, através da transmissão dos enfezamentos para as plantas.

Os enfezamentos são doenças causadas pela infecção da planta por microrganismos denominados molicutes, que são um espiroplasma (Spiroplasma kunkelii) e um fitoplasma (Maize bushy stunt). Há dois tipos de enfezamentos: o enfezamento-pálido (causada por espiroplasma) e o enfezamento-vermelho (causada por fitoplasma). Através da transmissão pela cigarrinha-do-milho, os molicutes invadem sistemicamente e multiplicam-se nos tecidos do floema da planta de milho (Embrapa).

Embora cerca de 44 espécies de cigarrinhas ocorram na cultura do milho no Brasil, apenas a cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) é vetor dos enfezamentos, capaz de transmitir os molicutes para as plantas de milho (Lobato, 2021), sendo assim, o controle da cigarrinha-do-milho (vetor) é a principal medida de manejo dos enfezamentos na cultura do milho.

O ciclo da cigarrinha (Dalbulus maidis) pode variar em função das condições ambientais, sendo influenciado principalmente pela temperatura média do ar. Sob condições adequadas (de 26° a 32°C) a praga é capaz de completar seu ciclo biológico em até 24 dias. Normalmente o ciclo de vida das fêmeas é de aproximadamente 45 dias, mas pode ser alterado em função da temperatura (figurar 1).



Figura 1. Efeito da temperatura na biologia da cigarrinha-do-milho.

Fonte: Waquil (2004)

Qual a capacidade reprodutiva da cigarrinha-do-milho?

Por possuir ciclo curto, surtos da praga podem ser comuns nos casos em que o monitoramento das áreas não é frequente. Durante seu ciclo de vida (45 dias), uma fêmea da cigarrinha-do-milho pode colocar até 611 ovos, sendo capaz de colocar 14 ovos dia-1 (Waquil, 2004).

Ao contrário do que se pensa, as baixas temperaturas não inviabilizam os ovos da cigarrinha. Segundo Waquil (2004), abaixo de 20°C, não há eclosão de ninfas; entretanto, esses ovos permanecem viáveis, até atingirem condições adequadas para a eclosão. A eclosão das ninfas se dá em nove dias e essas levam 15 dias para completar seu desenvolvimento, com a emergência dos adultos.

Levando em consideração a elevada capacidade reprodutiva da cigarrinha-do-milho e seu curto ciclo de desenvolvimento, o controle da praga é essencial para reduzir a ocorrência dos enfezamentos, especialmente durante a fase crítica da cultura a infecção.


Veja mais: Quando controlar a cigarrinha do milho e qual o nível de ação?



Referências:

EMBRAPA. ENFEZAMENTOS POR MOLICUTES E CIGARRINHA NO MILHO. Embrapa, Controle da cigarrinha do milho. Disponível em: < https://www.embrapa.br/controle-da-cigarrinha-do-milho#:~:text=A%20cigarrinha%20D.,folhas%20do%20cartucho%20da%20pl%C3%A2ntula. >, acesso em: 16/05/2023.

LOBATO, B. CIGARRINHA E ENFEZAMENTOS DO MILHO DESAFIAM PRODUTORES, QUE DEVEM SEGUIR RECOMENDAÇÕES DE MANEJO. Embrapa, Notícias, 2021. Disponível em: < https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/65316124/cigarrinha-e-enfezamentos-do-milho-desafiam-produtores-que-devem-seguir-recomendacoes-de-manejo#:~:text=Cigarrinha%20tem%20alto%20potencial%20de,conhecida%20como%20virose%20da%20risca. >, acesso em: 16/05/2023.

WAQUIL, J. M. CIGARRINHA-DO-MILHO: VETOR DE MOLICUTES E VÍRUS. Embrapa, Circular Técnica, n. 41, 2004. Disponível em: < https://www.embrapa.br/documents/1344498/2767891/cigarrinha-do-milho-vetor-de-molicutes-e-virus.pdf/17d847e1-e4f1-4000-9d4f-7b7a0c720fd0#:~:text=Sob%20condi%C3%A7%C3%B5es%20favor%C3%A1veis%2C%20a%20eclos%C3%A3o,completa%2Dse%20em%2024%20dias. >, acesso em: 16/05/2023.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares