Pesquisa da Bloomberg registra possibilidade de elevação dos estoques finais nos EUA

Uma pesquisa realizada pela Bloomberg nesta semana junto a 19 das maiores empresas de análise que atuam na Bolsa de Chicago revelou que a média das opiniões dos analistas é de aumento dos estoques finais de soja e milho e de redução nos estoques de trigo, no relatório a ser divulgado pelo USDA neste mês de setembro.

Isto significa que a média do mercado acredita em aumento da oferta e provável redução de preços a médio e longo prazos, confirmando o que vemos dizendo neste espaço há algumas semanas e em vídeo gravado para o Canal Rural desta sexta-feira. Por outro lado, uma consultoria privada aumentou sua estimativa de rendimento mensal de soja em 8 décimos, para 50,8 bpa (3.416,35 kg/hectare).

O USDA informou que a quantidade de área de soja sob algum nível de seca caiu para 28% na quinta-feira, ante 32% da área na semana passada. A média atualizada de 7 dias da NOAA mostra que a próxima semana retornará à seca para as Planícies do Norte Wisconsin. Nebraska poderá ter de 25,4 mm de chuva e no leste de Iowa até 38,1 mm de precipitação. A maior parte da chuva permanecerá no sul de Kansas através do sul de Illinois e até West Virgínia, importantes estados produtores.

ANÁLISE: Qual o efeito do furacão IDA sobre os preços da soja no Brasil?

A ocorrência do furacão IDA teve dois efeitos principais, para o setor de soja:

  1. Causou enormes estragos no porto de Nova Orleans, principal ponto de embarque de soja, milho e trigo dos Estados Unidos, obrigando os navios que levariam soja e milho a serem realocados para o Brasil. Com isto, os prêmios no Brasil subiram;
  2. Por outro lado, o furacão trouxe grande umidade sobre as lavouras de soja dos EUA, que estavam sob ameaça de seca e melhorando as perspectivas de rendimento e de produção, fazendo as cotações da Bolsa de Chicago caírem, como mostra o gráfico oficial ao lado.

Resultado: Com isto, uma coisa está compensando a outra e os preços não deverão subir significativamente nos próximos dias, pelo menos não devido a estes fatores.



Fonte: T&F Agroeconômica

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.