A Embrapa Soja participa da 60ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (Expo Londrina 2022), ser realizada de 1º e 10 de abril, no Parque de Exposições NeyBraga, em Londrina (PR), promovendo um debate sobre o uso racional no uso de fertilizantes, usando três tipos de soja preservados sobre o banco de germes da Embrapa e os diferentes tipos de uso. Outro destaque será a participação da Embrapa no Hackathon Smart Agro 2022.
“A Embrapa Soja trabalha para a empresa Soja Londrina – por sua ferramenta para o Paraná – fomentando debates em que a Embrapa Soja está colaborando com os sistemas de produção”, ressalta o chefe-geral da empresa Soja Alexandre Ne. “Também procuramos intensificadores de nossas parcerias para que as ações de transferência de tecnologias que impactam o agronegócio, sejam adotadas de forma mais pelos agricultores, um exemplo de trabalho desenvolvido em conjunto com o Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) Além disso, através de ações rurais (Fará estudos de resultados, buscamos ações diferentes do Paraná), procuramos ações diferentes do Paraná, buscando ações da Sociedade dos nossos estudos como mentores, entre outras ações conjuntas.
Painel sobre racionalização de fertilizantes – O uso racional de fertilizantes em tempos de crise será o tema central de um painel que a Embrapa Soja irá promover no dia 6 de abril, às 16h, no pavilhão SmartAgro, Expo Londrina2022. Só para citar um exemplo, quase 100% utilizado do Potenciômetro, um dos principais nutrientes para produzir soja, é importado pelo Brasil. Essa dependência externa impacta diretamente na produção de soja, uma vez que a soja para cada tonelada de produção são exportados ao redor de 18 kg de potássio. O debate tem várias discussões, especialmente, pela crise causada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, que são exportadores de fertilizantes.
Oficinas na Via Rural (Fazendinha)– A Embrapa Soja, em parceria com o IDR-PR irá demonstrar tecnologias para as culturas do girassol, feijão, braquiária, plantas de cobertura na Via Rural – Fazendinha. Na Fazendinha também serão realizadas três oficinas técnicas, dirigidas a produtores e assistência técnica. A primeira oficina terá como tema o Manejo Integrado de Doenças – Uso do Coletor de Esporos, no dia 6 de abril, das 15h às 16h. Nesta oficina a é apresentar nas Unidades de manejo as plantas de soja obtidas a mais eficiente, a proposta de cultivo de ferrugem-as mais combatentes da soja, a várias plantas da cultura da soja.
Outra a ser realizada no dia 7 de abril, das 15h 17h, na Fazendinha, será sobre Coinoculação na Cultura da Soja. A Coinoculação em soja consiste em duas bactérias – Azospirillum brasilense e Bradyrhizobium – para aumentar a produtividade da cultura. As plantas de soja coinoculadas têm uma nodulação mais abundante e precoce e maiores taxas de Fixação Biológica do Nitrogênio, nutriente indispensável para a produção de soja. Os resultados da Embrapa mostram que a coinoculação promove um aumento médio de 16% no rendimento da soja, em relação às áreas inoculadas somente com Bradyrhizobium.
Também será possível uma oficina sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP) no sistema de produção soja-milho no dia 8 de abril, das 15h às 16h. O é demonstrar na prática como métodos de monitoramento de pragas e aplicação racional de inseticidas têm reduzido em 50% o uso de inseticidas em favores de soja que adotam o MIP no Paraná.
Diferentes usos da soja – A cultura da soja é um dos alicerces do agronegócio. Na safra 2020/21, o Brasil produziu 138 milhões de toneladas de grão. Em seu estande institucional, a Embrapa Soja pretende apresentar aos visitantes da ExpoLondrina 2022 os diferentes usos da soja. A soja é a principal fonte de proteína, em nível mundial, sendo usada em produtos industrializados e também em ração animal e na produção de biocombustíveis, como o biodiesel. Além disso, a soja é matéria-prima na fabricação de diversos produtos de consumo farmacêuticos, produtos farmacêuticos diferentes, como cosméticos, veterinária, adesivos, revestimento, tintas e plásticos.
Criado em 1976, o BAG da Embrapa passou por diversas mudanças e ampliações e hoje é o terceiro maior Banco de sementes de soja do mundo. No caso da Embrapa, o acesso a essas características foi determinante para modernizar completamente a genética do portfólio das cultivares BRS. O objetivo deste Banco é preservar a variabilidade genética da soja. Para manter essas sementes viáveis, a Embrapa fria a 5 de duração, com 25% de umidade, garante a sobrevivência dessas sementes por períodos.
Hackathon Smart Agro – Os pesquisadores da Embrapa Soja também participarão do Hackathon Smart Agro 2022, de 8 a 10 de abril, no pavilhão Smart Agro. Os pesquisadores atuarão como mentores das startups participantes do evento, para contribuir com o incremento das propostas das equipes participantes e que mostrem produtos e tecnologias e serviços para o agronegócio
Programação das Oficinas
OFICINA: MANEJO INTEGRADO DE DOENÇAS NA SOJA – O USO DO COLETOR DE ESPOROS
Data: 06/04/2022
Horário: 15 – 16h
OFICINA : CO-INOCULAÇÃO NA CULTURA DA SOJA
Data: 07/04/2022
Horário: 15 – 16h
OFICINA: MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS NO SISTEMA SOJA-MILHO
Data: 08/04/2022
Horário: 15 – 16h
Fonte: Embrapa Soja