Por Fabrízio Fernández
O Rio Grande do Sul vai voltar a enfrentar condições instáveis neste final de semana. O avanço de um sistema de baixa pressão pela fronteira Oeste favorece condições de chuva e ganha força com a formação de um ciclone extratropical.
As informações constam no Boletim Integrado Agrometeorológico 45/2025, produzido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Sexta-feira (7/11): o deslocamento do sistema de baixa pressão provoca chuva forte em todo o Estado. Na metade Norte, há condições favoráveis a tempestades, acompanhadas de vento forte e granizo durante todo o dia. À noite, esse sistema ganha força e se transforma em um ciclone extratropical, acompanhado de chuva, aumentando a intensidade dos ventos especialmente na região Nordeste e no litoral Norte.
Sábado (8/11): pela manhã, a chuva e o vento se concentram na metade Leste, no litoral e Sul do Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, o tempo se estabiliza, a partir do Oeste, devido à atuação de um sistema de alta pressão.
Domingo (9/11): a alta pressão mantém tempo bom em todo o território gaúcho.
Segunda-feira (10/11): segue o tempo estável no Estado, com sol entre nuvens e temperatura amena.
Terça (11/11): o céu apresenta variação de nebulosidade e a temperatura sobe.
Quarta-feira (12/11): a atuação de uma frente fria traz chuva para todo o Rio Grande do Sul.
O boletim agrometeorológico atualiza semanalmente a situação de diversas culturas e criações de animais no RS. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
Autor:Governo do Estado do RS
Site: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação





