InícioDestaqueSeca e temperaturas acima da média afetam final do ciclo do milho...

Seca e temperaturas acima da média afetam final do ciclo do milho segunda safra, aponta EarthDaily Agro

A EarthDaily Agro constatou que a falta de chuvas persistiu em quase todo o país, ocasionando forte déficit hídrico nos últimos dois meses, com o índice de vegetação (NDVI) apresentando evolução ruim desde o fim de abril. Na análise obtida por meio do sensoriamento remoto realizado com imagens de satélite, a exceção é o Rio Grande do Sul, onde a precipitação acumulada desde o fim de abril atingiu 556,3 milímetros, cerca de 115% acima da média.

Apesar da proximidade com o inverno, as temperaturas não diminuíram conforme o padrão histórico. Nos últimos 10 dias estiveram de 3°C a 7°C acima da normalidade no Centro-sul do país, diminuindo a possibilidade de geadas no fim do ciclo do milho safrinha, principalmente no Paraná.

Mato Grosso e Goiás, Fonte: EarthDaily Agro

“No oeste do Paraná, as temperaturas foram recordes em comparação aos últimos 20 anos. Esse calor diminui os riscos de geadas, mas aumenta a evapotranspiração, reduzindo a umidade do solo, um fator que pode afetar o fim do ciclo do milho safrinha e início da safra de trigo”, explica Felippe Reis, analista de cultura da EarthDaily Agro.

Paraná, Fonte: EarthDaily Agro

A umidade do solo está baixa em importantes regiões produtoras de trigo, como Paraná e São Paulo. No Rio Grande do Sul, a alta umidade devido às fortes chuvas impede operações de campo e pode afetar a área destinada ao cereal.

Rio Grande do Sul, Fonte: ErthDaily Agro

Não há previsão de retorno das chuvas para a maior parte do país, com exceção do Sul, principalmente no Rio Grande do Sul, onde chuvas acima da média ainda são esperadas.

Mato Grosso do Sul 1, Fonte: EarthDaily Agro
Mato Grosso do Sul 2, Fonte: EarthDaily Agro

Os dados apontam que o início de inverno deve começar quente, com temperaturas acima da média em quase todo o país, diminuindo o risco de geadas no Sudeste do Mato Grosso do Sul. A umidade do solo continuará baixa em importantes regiões produtoras de trigo como Paraná e São Paulo, atingindo 50% abaixo da média em algumas localidades. Ainda há tempo para recuperação, mas isso depende de mais chuvas, não previstas para os próximos dias.

Sobre EarthDaily Agro

EarthDaily Analytics é uma empresa de IA e dados focada em desbloquear todo o potencial da Observação da Terra para resolver os problemas mais complexos e desafiadores do mundo. EarthDaily Agro utiliza uma nova perspectiva de observação da Terra e décadas de experiência agrícola para lançar luz sobre tendências, desenvolvimentos e saúde das culturas, desde o nível global até o nível campo por campo.

Fonte: Assessoria de imprensa EarthDaily Agro



Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares