Para debater os avanços e desafios do segmento, a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) e o Canal Rural, iniciam nesta segunda-feira (20.09), a transmissão do projeto – Semana da Semente de Soja – durante os programas Mercado & Companhia, a partir das 12h20 (horário de Brasília) e Rural Notícias, a partir das 18h35 (horário de Brasília).

A programação contará com uma série de reportagens especiais, divulgadas de 20 a 24 de setembro, que destacará a semente como protagonista da cadeia produtiva da soja. Com uma visão abrangente sobre a produção de sementes de soja e discutindo temas de interesse da indústria e dos produtores o conteúdo foi elaborado estrategicamente:

  • Cadeia produtiva: Serão apresentados dados atualizados quanto ao volume exportado, empresas e pessoas envolvidas direta e indiretamente no processo, a movimentação em valores no mercado e quanto o mercado de sementes certificadas é responsável pelo sucesso do setor;
  • Qualidade: Mostrará quanto aos cuidados com a pureza genética, ao monitoramento de qualidade a campo, na colheita e UBS e em lotes pós-beneficiamento;
  • Armazenagem e transporte: Tratará quanto à importância das condições de armazenamento, monitoramento do ambiente – temperatura, umidade, luminosidade; e acompanhamento do produto durante o período de armazenamento, rotas e cuidados no transporte;
  • Boas práticas: Será exibido um – check-list de descarregamento, condições de armazenamento no produtor, boas práticas de plantio – condições do solo, preparação e técnica de plantio;
  • Tecnologia: Será divulgado sobre a produção da semente com uso de inoculantes, micronutrientes, estação meteorológica, equipamentos de colheita com baixo impacto, equipamentos de beneficiamento de sementes, sistema de secagem, embalagem que gera proteção e sobre os profissionais para cada etapa.

Os esclarecimentos e conhecimentos sobre esses pontos específicos foram abordados por agentes da cadeia produtiva, convidados especiais, como multiplicadores de sementes de soja, representantes de associações estaduais e agricultores das regiões da Bahia (BA), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Paraná (PR) e Rio Grande do Sul (RS).

Promover esta iniciativa é uma das diretrizes da ABRASS para mostrar ao mercado as inovações, investimentos e compromisso que os multiplicadores têm em oferecerem uma semente de qualidade, viabilizando ao mercado um produto final fiscalizado e revertendo benefícios para a cadeia produtiva da soja.

“A genética é a principal responsável pelo salto da produtividade da soja brasileira. Os sementeiros são os responsáveis por todo trabalho de pesquisa, pela tecnologia, pelas novas variedades de ciclo curto, médio e tardio. O setor sementeiro investe na indústria, nas pessoas, em gestão, em conhecimento e leva pronto para o produtor rural. Quando o produtor recebe uma semente pronta, pode ter certeza, que aquela variedade foi plantada duas, três vezes sem avanço. O investimento em pesquisa é muito grande”, reforçou o presidente da associação, Gladir Tomazelli, durante entrevista de lançamento para o Canal Rural.

O projeto será finalizado com a exibição de uma live no dia 29 de setembro. Para acompanhar toda a programação – Semana da Semente de Soja – acesse o link ou assista pelos canais ao vivo:

Ao vivo

Fonte: Assessoria de imprensa Associação Brasileira do Produtores de Sementes de Soja – ABRASS

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.