Você deve ouvir falar bastante sobre sementes de alto vigor, mas você sabe o que classifica uma semente como vigorosa?

Saber estas características te ajudam a escolher de maneira acertada aquela semente que irá garantir altas produtividades, mesmo que ocorram condições adversas durante o ciclo da soja.

No artigo de hoje, você conhecerá quais são as características das sementes de alto vigor, como elas sobressaem na lavoura e as condições que podem interferir nestes fatores de alto desempenho.

O que é o vigor das sementes?

O vigor é o conjunto de todas as características da semente que irão garantir que, nas condições de campo, elas germinem de maneira rápida e uniforme e desenvolvam plântulas sadias, mesmo diante de condições ambientais não favoráveis para isto.

Mas veja, o vigor não é a mesma coisa que potencial germinativo. O vigor diz respeito aos atributos de qualidade fisiológica da semente, eles são mais sutis e não são demonstrados em um teste de germinação.

Para que você entenda melhor, vou listar os principais aspectos descritos na literatura sobre o vigor das sementes. São os seguintes:

  • Capacidade de emergir em solos compactados, com infestações de patógenos, e em condições frias e úmidas;
  • Uniformidade de emergência e desenvolvimento no campo. Quando a germinação não é uniforme, indica que as sementes apresentam baixo vigor;
  • Velocidade de germinação e emergência da plântula no solo.

Em resumo, estes itens querem dizer que as sementes de alto vigor conseguem germinar e estabelecer as plântulas no campo mesmo que não haja condições ambientais favoráveis para isso. Este desenvolvimento acontece, pois, as características próprias da semente permitem que ela consiga tolerar condições adversas, como escassez de água, temperatura e luminosidade não adequadas.

Já quando as sementes de baixo vigor são expostas a condições desfavoráveis no ambiente, elas não são capazes de estabelecer as plantas no campo, e este é o momento em que as falhas e desuniformidade na lavoura acontecem.

Plântulas de soja com sementes de baixo e alto vigor. (Fonte: Revista Campo e Negócios)

Como o vigor influencia na produtividade?

A Embrapa Soja, com base nos resultados de testes de campo que realizou, demonstrou que há incremento de produtividade quando são utilizadas sementes de alto vigor. As plantas provenientes destas sementes também apresentam menos problemas com plantas daninhas, já que o rápido desenvolvimento da lavoura faz com que a linha seja preenchida e isto impede o estabelecimento das plantas espontâneas.

Outro ponto acerca da produtividade é que as plantas mais vigorosas, quando se estabelecem de forma rápida e uniforme, se tornam plantas de alto desempenho, o que é refletido na produção final da lavoura.

Neto et al. (2011), em seu estudo com sementes de soja de alta qualidade, apontou que em uma lavoura que possui 400 mil plantas/ha, com espaçamento de 50 cm entre as linhas, haverá 20 plantas/m. Neste caso, se 10 plantas forem de alto vigor e 10 não forem, as plantas vigorosas serão capazes de compensar as menores produções das plantas que apresentam baixo vigor, o que seria suficiente para a manutenção da produtividade.

Lavoura de soja. (Agência Preview)

Isso não quer dizer que esta compensação irá acontecer em todas as situações, não é uma regra, mas as plantas que apresentam alto vigor têm as características que contribuem para que elas consigam superar as condições estressantes e ainda produzir de maneira satisfatória.

Estas características que as sementes de alto vigor possuem permitem que a planta aproveite de forma mais eficiente os recursos disponíveis. A luz para o processo de fotossíntese, a absorção de água e nutrientes, são os recursos que serão utilizados da melhor maneira para atingir uma maior taxa de crescimento, raízes mais profundas e bem desenvolvidas, parte aérea bem estruturada, assim como um maior número de vagens e sementes.

Deste modo o maior potencial de produção é assegurado. Mas é fundamental que a densidade de plantio seja a ideal, para que assim as plantas de alto desempenho formem um estande adequado.



Condições que afetam o vigor da semente

Apesar de o vigor da semente ser algo inato e não haver muito o que se possa fazer quanto a isso, existem condições que podem contribuir ou prejudicar a lavoura e também estas características importantes da semente. Por isso, atente-se aos fatores que irei citar a seguir para que você conheça aquilo que pode interferir na sua produção.

Variedade da soja;

Maturidade da semente: este é um fator determinado no momento da colheita da semente que está sendo plantada. Quando as sementes são colhidas totalmente maduras, elas apresentam um completo desenvolvimento fisiológico e físico, e isto é vantajoso para a planta que irá se desenvolver, pois permitirá que ela expresse um alto desempenho. Sementes colhidas quando ainda não estão completamente desenvolvidas apresentarão plantas de baixo vigor.

Fertilidade do solo;

Tamanho da semente: sementes maiores e mais pesadas possuem um maior potencial para o ótimo desenvolvimento das plantas, quando comparadas com sementes leves;

Dano mecânico: sementes danificadas podem apresentar uma germinação mais lenta do que as sementes intactas, além de desenvolvimento reduzido, maturação tardia e menor rendimento de produção;

Idade da semente: quando ocorre o envelhecimento das sementes, o vigor e potencial de alto desempenho delas é diminuído;

Danos por ataque de pragas;

Baixas temperaturas: causam injúrias nas sementes que estão no período inicial de germinação;

Sementes de soja. (Fonte: Revista Campo e Negócios)

Como você viu, muitas condições podem impactar de maneira negativa as sementes. Mas é importante lembrar que as sementes que possuem alto vigor, quando estiverem diante destas condições, enfrentarão melhor o período adverso. Enquanto as sementes de baixo vigor, são aquelas que irão apresentar nas plantas os resultados da exposição a condição desfavorável.



Conclusão

No artigo de hoje, você viu que escolher as sementes com alto vigor é determinante para que altas produtividades sejam alcançadas. As sementes de alta qualidade contribuem grandemente com este resultado.

Não dá para deixar para pensar no vigor das sementes apenas quando ficar evidente nas plantas que as sementes utilizadas eram de baixo vigor.

Espero que as informações repassadas possam te ajudar a fazer as escolhas corretas quando você for escolher as sementes para o plantio de sua lavoura.


Referências

França-Neto, J.B., Krzyzanowski, F.C., Henning, A.A. Sementes de soja de alta qualidade: a base para altas produtividades. Quinto Congreso de la Soja del Mercosur. Rosário, Argentina. 2011

França-Neto, J.B.; Krzyzanowski, F.C.; Costa, N.P.; Barreto, J.N. Efeito de níveis de vigor das sementes sobre diversas características agronômicas da soja. In: Resultados de Pesquisa de Soja 1982/83. EMBRAPA-CNPSO, Londrina, p.70-73. 1983.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.