O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, participou, na quinta (15), de um debate virtual sobre as perspectivas para o setor agropecuário organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF).

A transmissão ao vivo teve como palestrante o ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues, e como debatedor convidado o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape/DF), Fernando Cezar Ribeiro.

Também participaram da transmissão ao vivo a presidente do CREA-DF, Fátima Có, o secretário de Relações Institucionais, Gilberto Campos, e o conselheiro e coordenador adjunto da Câmara Especializada de Agronomia, Sávio Feitosa.

A iniciativa também celebrou o dia do Engenheiro Agrônomo comemorado no dia 12 de outubro.

O diretor-geral do Senar destacou que, na pandemia, os produtores rurais continuaram produzindo alimentos mesmo com as adversidades relacionadas à logística, comercialização e distribuição dos produtos.

“O Sistema CNA/Senar, as Federações, os sindicatos rurais, com o apoio ministra da Agricultura, Tereza Cristina, concentraram esforços para dar suporte ao meio rural e garantir o abastecimento da população. Trabalhamos ainda para aproximar a sociedade dos produtores rurais porque é necessário mantê-los motivados a continuar produzindo e atender as expectativas em relação ao aumento da demanda mundial por alimentos”, reforçou Carrara.

Em sua palestra, Rodrigues contextualizou a evolução da agropecuária brasileira e a importância do agronegócio para a economia, como a geração de empregos e os números das exportações. “Para o Brasil se tornar líder global de segurança alimentar e da paz é necessário estabelecer estratégias que envolvam a integração da área rural com a urbana, novas oportunidades de emprego, o desenvolvimento de sistemas integrados de produção e comercialização, além de tecnologia”.

O presidente da Fape/DF reforçou que a Assistência Técnica e Gerencial desenvolvida pelo Senar para levar transferência de tecnologia, aumento de produtividade e geração de renda “está transformando a vida de milhares de produtores rurais e contribui para a projeção do agronegócio brasileiro”.

Fonte: Disponível em Sistema CNA/Senar

Texto originalmente publicado em:
CNA Brasil
Autor: CNA

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.