Em MT, as chuvas frequentes continuam provocando atraso na colheita. As produtividades refletem as condições favoráveis ocorridas no decorrer do ciclo da cultura. No RS, as precipitações ocorridas foram novamente mal distribuídas e com baixos volumes registrados. As áreas semeadas em outubro apresentam grandes perdas de produtividade consolidadas.
No PR, o tempo chuvoso desacelerou a colheita em muitas regiões e aumentou a pressão de doenças nas áreas mais novas. Em GO, a colheita ocorre no Sul e Sudoeste, mas as chuvas frequentes impedem um maior avanço. As lavouras em enchimento de grãos foram favorecidas. Em MS, as primeiras áreas colhidas no Sul apresentaram produtividades abaixo do esperado devido aos problemas climáticos ocorridos na fase de enchimento de grãos. Em MG, a colheita ocorre nas áreas irrigadas e nas semeadas com variedades precoces.
Na BA, a cultura apresenta ótimo desenvolvimento, apesar de perdas pontuais devido ao ataque de patógenos. A colheita ocorre nas áreas irrigadas. No TO, a colheita e a dessecação de áreas ocorrem em todo o estado. No MA, a colheita ocorre na região dos Gerais de Balsas e o plantio continua no Oeste, dificultado pelo excesso de chuvas.
No PI, o plantio ocorre pontualmente em algumas áreas do Norte. No geral, a cultura apresenta bom desenvolvimento, mesmo com a irregularidade das precipitações. No PA, o excesso de chuvas atrapalha a colheita, nos polos de Redenção e da BR-163, e também a finalização do plantio em Paragominas e Santarém.
Previsão Agrometeorológica de 03/02/2025 a 10/02/2025
Norte-Nordeste: Há previsão de chuvas regulares e bem distribuídas na região Norte, no MA e na maior parte do PI. Apesar de dificultarem a semeadura e a colheita em algumas áreas, essas chuvas serão benéficas para os cultivos de primeira safra em desenvolvimento. Nas demais áreas do Nordeste, os volumes de chuva serão menores e favorecerão a colheita da soja no Oeste da BA. No Centro-Norte e Centro-Sul da BA, a restrição hídrica em parte das lavouras persistirá devido à irregularidade das chuvas.
Centro Oeste: São previstas chuvas em toda a região, favorecendo os cultivos de primeira safra, em floração e enchimento de grãos, e os de segunda em início do desenvolvimento. No entanto, o excesso de chuvas deverá dificultar a colheita da soja e a semeadura do algodão e do milho segunda safra em algumas áreas, como no Sudeste de MT, onde os volumes de chuva serão maiores.
Sudeste: Há previsão de bons volumes de chuva em SP e em partes de MG, que favorecerão os cultivos de primeira safra em floração e enchimento de grãos, além da semeadura e início do desenvolvimento do milho segunda safra. O excesso de chuvas poderá dificultar a colheita da soja em algumas áreas, como no Sudoeste de SP. No geral, as condições também serão favoráveis para a granação do café e o crescimento da cana-de-açúcar.
Sul: São previstos bons volumes de chuva no PR e em parte de SC, que beneficiarão os cultivos de primeira safra em desenvolvimento, floração e enchimento de grãos, além da semeadura e início do desenvolvimento do feijão e do milho segunda safras. No Oeste de SC e em todo o RS, os volumes de chuva serão menores e causarão deficit hídrico às lavouras, agravando a restrição no RS, onde as temperaturas permanecerão elevadas.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 03 de fevereiro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab