Em MT, MS, GO, MG, SP, PR e TO a colheita foi finalizada. No RS, as condições climáticas favoreceram as operações de colheita em grande parte do estado. As áreas de safrinha continuaram a ser afetadas pelas baixas precipitações.

Em SC, o tempo mais seco contribuiu para o avanço da colheita, mas prejudicou as áreas de safrinha que se encontravam em enchimento de grãos. Na BA, a colheita segue lentamente nas áreas semeadas tardiamente, com baixas produtividades nestas lavouras.

No MA, a colheita foi iniciada no Leste do estado, na região do Baixo Parnaíba, com boas produtividades sendo alcançadas. No PI, restam apenas poucas áreas para serem colhidas no Centro-Norte do estado. No PA, a colheita avança nos polos de Paragominas e Santarém, com bons rendimentos. O restante das áreas se encontra em maturação.

Previsão Agrometeorológica de 05/05/2025 a 12/05/2025

Norte-Nordeste: Na região Norte, os maiores acumulados de chuva irão ocorrer em RR e AP, além de parte do AM e PA. Volumes menos significativos são previstos entre o AM, AC e RO, enquanto em TO e Sudeste do PA, as chuvas serão suficientes para a manutenção da umidade no solo, favorecendo o desenvolvimento do milho segunda safra. No Nordeste, maiores volumes deverão ocorrer em áreas do Noroeste do MA, Litoral da BA, SE e parte de AL. No restante da região, são previstas pouca ou nenhuma precipitação, especialmente no Oeste da BA, Sul do MA e do PI, impactando o desenvolvimento de parte das lavouras.

Centro Oeste: São previstas chuvas localizadas no Noroeste de MT. No Oeste de MS, podem ocorrer chuvas fracas. O tempo ficará aberto em grande parte da região. No geral, as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento do algodão e do milho segunda safra, com umidade no solo suficiente na maioria das áreas.

Sudeste: Podem ocorrer chuvas fracas na parte Leste da região, porém predominará o tempo estável ao longo da semana. Em parte de MG e no Sudeste de SP, a umidade no solo será suficiente para o desenvolvimento do milho segunda safra. No Triângulo Mineiro e nas demais áreas de SP, deverá haver restrição hídrica, devido à falta de chuvas e à elevação das temperaturas. No geral, as condições serão favoráveis para a maturação e colheita da cana-deaçúcar e do café.

Sul: Devem ocorrer chuvas volumosas no Sul do RS, com danos pontuais à colheita e qualidade da soja. No Norte do RS e CentroOeste de SC, os volumes serão menores, mas suficientes para o desenvolvimento do feijão segunda safra. Em grande parte do PR e Nordeste de SC, a previsão é de tempo aberto, o que favorecerá o manejo das lavouras, mas pode causar restrição hídrica ao milho segunda safra, principalmente em áreas mais arenosas e onde as temperaturas serão mais elevadas.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 05 de maio de 2025 completo, clicando aqui!

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.