InícioDestaqueSoja-BR: Semeadura entra na reta final e chega a 97,9% da área...

Soja-BR: Semeadura entra na reta final e chega a 97,9% da área total

97,9% semeado.

Em MT, a colheita das primeiras áreas segue em ritmo superior ao registrado nos anos anteriores devido à antecipação do ciclo da cultura. As produtividades destas áreas estão abaixo das estimadas inicialmente. Por outro lado, as chuvas recentes têm beneficiado o desenvolvimento das demais lavouras.

No RS, as condições climáticas foram favoráveis ao plantio e ao desenvolvimento das lavouras. No PR, a maioria das lavouras se encontra nos estágios reprodutivos e as condições climáticas foram favoráveis ao desenvolvimento e para os tratos culturais.

Em GO, a maior regularidade das chuvas contribuiu para a recuperação de lavouras. A colheita foi iniciada em áreas pontuais. Em MS, observa-se o encurtamento do ciclo devido às condições climáticas desfavoráveis no decorrer do ciclo. Em algumas regiões, os volumes de chuva não foram suficientes para reduzir as perdas produtivas.

Em SP, as precipitações beneficiaram as condições das lavouras. Em SC, foi prorrogado o calendário de plantio em função do atraso generalizado da semeadura da soja. Em MG, o retorno das precipitações têm favorecido a recuperação das lavouras e a semeadura está sendo finalizada.

Na BA, as precipitações beneficiaram as lavouras principalmente aquelas que estavam sob estresse hídrico. No TO, as chuvas continuam irregulares e, aliadas às altas temperaturas, têm ocasionado abortamento de flores e queda de vagens. No MA, os produtores realizam o replantio em várias áreas no Sul do estado. No PI, as lavouras se estabelecem em condições regulares. No PA, o plantio foi finalizado no Sudeste e Sudoeste do estado, mas no polo de Santarém os produtores aguardam as chuvas para iniciarem o plantio.

Previsão Agrometeorológica* (01/01/2024 a 05/01/2024)

N-NE: São previstas chuvas significativas em praticamente toda a região, com acumulados entre 50 mm e 100 mm. As precipitações irão contribuir com a elevação e a manutenção da umidade do solo, principalmente na região do Matopiba, parte do PA e RO. Essas condições favorecerão a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.

CO: A previsão de grandes acumulados de chuva, entre 60 mm e 200 mm, em MT e GO, favorecerá a elevação da umidade no solo e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Os maiores volumes deverão ocorrer no Centro-Norte de GO, Norte e Nordeste de MT. Em MS, as chuvas serão em menor volume e beneficiarão a manutenção do armazenamento hídrico no solo e as lavouras.

SE: Há previsão de chuvas em todos os estados, principalmente em MG, Sul do ES e Norte de SP. Os acumulados poderão ser de até 150 mm em áreas do Triangulo Mineiro e Noroeste de MG. As precipitações irão proporcionar melhores condições para o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo dos cultivos de primeira safra, bem como das lavouras de café e cana-de-açúcar.

S: São previstos menores acumulados de chuva, de até 50 mm, comparado às demais regiões. Precipitações mais significativas irão ocorrer no RS e, em menor volume, em parte de SC e PR. No geral, as condições meteorológicas serão favoráveis para o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, bem como para a semeadura e colheita de parte das lavouras.

Fonte: Conab



 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares