80,4% semeado.
Em MG, as lavouras têm o seu desenvolvimento prejudicado devido à irregularidade das chuvas e altas temperaturas ocorridas desde o início do ciclo. No RS, a colheita avança e as produtividades estão abaixo do potencial produtivo devido ao excesso de precipitações no período reprodutivo. As áreas semeadas mais tarde presentam desenvolvimento satisfatório.
Na BA, o plantio está sendo finalizado na região Oeste. As chuvas no Centro-Norte e Centro-Sul permitiram o retorno da semeadura e propiciaram condições para a germinação das lavouras semeadas no solo seco.
No PR, a maioria das lavouras se encontra nos estágios reprodutivos e as condições climáticas foram favoráveis para a realização dos tratos culturais. Em SC, a colheita foi iniciada no Oeste. Em algumas regiões, ocorreram falhas no enchimento das espigas devido ao excesso de chuvas.
No MA, o plantio avançou, no Centro e Sul, em virtude do retorno das precipitações. Em GO, as chuvas mais regulares melhoraram as condições das lavouras, principalmente as que estão nos estágios reprodutivos. No PA, o plantio foi retomado nos polos produtores, devido à ocorrência das chuvas, mas se mantém atrasado em relação à última safra.
Fonte: Conab