Em vídeo divulgado no canal do Youtube Professores Alfredo & Leandro Albrecht, Leandro, professor da UFPR e um dos supervisores do grupo Supra Pesquisa, mostra uma planta de soja em estádio R7 e as condições para que se realize a dessecação de pré-colheita.
Veja também: Dessecação da soja para colheita! Quando e por que fazer?
A soja no estádio R7 caracteriza-se por possuir uma vagem normal na haste principal que tenha atingido a cor de vagem madura, normalmente marrom ou palha, dependendo do cultivar.
A dessecação pré-colheita da soja, com uso de herbicida, é uma prática muito comum que tem três objetivos: uniformizar a área da soja, controlar plantas daninhas e antecipar a colheita, pois o produtor obtém uma antecipação média de cinco dias, o que antecipará o próximo plantio, como o milho safrinha, por exemplo.
Existem quatro fatores que nos levam a realizar a dessecação de pré-colheita da soja, que são eles:
- Presença de plantas daninhas na área, que venha a interferir na colheita;
- Quando a soja ainda está com a haste verde, demonstrando que a maturação não foi uniforme;
- Antecipar a colheita para a semeadura da cultura seguinte;
- Melhorar a produção de sementes para quem estiver produzindo semente.
É importante salientar que o estádio ideal recomendado é de R7.2 a R7.3, ou então quando 75% da soja já estiver amarelada, sendo que a dessecação antes desse período pode causar perdas na produtividade de até 25%.
Conforme destacado pelo pesquisador, o momento da maturidade fisiológica é quando a planta atinge o seu máximo vigor e a semente desgruda da planta mãe, momento em que deve-se se dar uma atenção especial à cultura, optando por realizar ou não a dessecação, evitando-se sempre a perda de rendimento na cultura.
Confira o vídeo abaixo.
Inscreva-se agora no canal dos Professores Alfredo & Leandro Albrecht, aqui.
Elaboração: Engenheira Agrônoma Andréia Procedi – Equipe Mais Soja.