A Embrapa lança a Tecnologia Block que promove maior tolerância aos percevejos na cultura da soja.

Em vídeo divulgado no canal do Youtube Embrapa – Radar da Tecnologia Soja, O pesquisador Carlos Arrabal Arias, da Embrapa Soja, explica sobre a Tecnologia Block, lançada pela Embrapa para auxiliar os produtores a combaterem o complexo de percevejos que atacam a cultura da soja, reduzindo sua produtividade. 

O pesquisador destaca que os percevejos da soja tem sido relatados nas pesquisas como um problema de difícil controle e até mesmo apresentando redução da eficiência do controle com inseticidas devido à resistência dessas pragas, que causam danos e perdas na produtividade, o que torna o manejo ainda mais dificultado para o produtor rural.

Dessa forma, a Tecnologia Block, com cultivares mais tolerantes ao complexo de percevejos, apresenta uma alternativa que garante menor perda de produtividade e qualidade em situações de perdas devido à presença de percevejos e onde o controle químico já não é mais tão eficiente.

O pesquisador Carlos Arrabal Arias, líder do programa de melhoramento genético de soja da Embrapa, e responsável pelo desenvolvimento de genótipos resistentes a insetos diz que a Tecnologia Block amplia a proteção da lavoura ao ataque dessa praga que suga as vagens e os grãos de soja.  “As cultivares com a genética Block têm maior tolerância aos percevejos, o que minimiza a ação destrutiva da praga. Porém, a tecnologia não dispensa o uso de inseticidas, mas permite uma melhor convivência com os insetos no campo”, enfatiza Arias.

Leia Mais: Embrapa lança Tecnologia Block de tolerância a percevejos na soja

O pesquisador também destaca que já estão disponíveis no mercado cultivares com essa tecnologia, onde a principal delas é a BRS 1003IPRO que irá contribuir para o manejo de percevejos na soja.

Outras cultivares de outros programas de cultivares como convencionais e RR também já estão em fase final de registro e irão atender regiões específicas de produção de soja do Brasil com essa tecnologia, destaca o pesquisador.

Confira o vídeo abaixo: 

Fonte: EMBRAPA RADAR DA TECNOLOGIA


 

 


Elaboração: Andréia Procedi – Equipe Mais Soja. 

Texto originalmente publicado em:
Embrapa
Autor: Embrapa

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.