No PR, as chuvas recentes seguidas de clima frio e seco favoreceram o bom andamento da cultura. Entretanto algumas áreas que se encontravam em estádios reprodutivos foram impactadas pelas geadas. No RS, a semeadura foi concluída em todas as regiões. As condições climáticas favoreceram os tratos culturais ao longo da semana.

Em SC, com a retomada das chuvas, a semeadura avançou e se aproxima do fim. As lavouras apresentaram bom desenvolvimento e os tratos culturais são realizados normalmente. Em SP, as lavouras, na sua maioria, estão no estádio de enchimento de grãos. Em MG, a colheita teve início no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul de Minas. O clima mais ameno favoreceu o desenvolvimento das lavouras.

Em GO, as lavouras de sequeiro foram colhidas e as irrigadas estão em fase de maturação, com colheita prevista para agosto e setembro. Em MS, a retomada das chuvas amenizaram a restrição nos cultivos mais tardios. Na BA, as lavouras seguiram com bom desenvolvimento, predominando a fase de enchimento de grãos.

Previsão Agrometeorológica de 04/08/2025 a 11/08/2025

Norte-Nordeste: Os maiores volumes de chuva são previstos no Noroeste e Centro do AM, em RR e Noroeste do PA. Em áreas do litoral nordestino, principalmente, em AL e PE, podem ocorrer menores acumulados. No restante da região N-NE, praticamente não há previsão de chuva. No Sealba, a umidade no solo deve ser suficiente para o desenvolvimento do feijão e do milho terceira safra. No Matopiba, o tempo seco continuará favorecendo a maturação e a colheita das lavouras.

Centro Oeste: A semana começa com chuvas no Sul e Oeste de MS e Sudoeste de MT, que serão favoráveis para o trigo em MS, mas poderão causar danos pontuais à qualidade do algodão. Nas demais áreas, o predomínio de tempo estável e umidade relativa baixa, principalmente, no Norte de MT, favorecerá a maturação e a colheita do algodão e do milho segunda safra.

Sudeste: Previsão de tempo estável na maior parte de MG e SP, mantendo a restrição hídrica ao trigo no Centro de SP. Haverá chuva somente no Leste da Região, com acumulados não significativos. A queda da umidade relativa, principalmente, no Sul de SP, será favorável para a maturação e a colheita dos cultivos de segunda safra e inverno, além da cana-deaçúcar e do café, mas manterá elevado o risco de incêndios.

Sul: São previstos volumes significativos de chuva no Norte e Centro Norte do RS, Leste e Sul de SC e Centro-Oeste do PR, com possibilidade de ventos fortes e granizo em algumas áreas. Apesar dos possíveis danos pontuais às lavouras, as condições serão favoráveis para o desenvolvimento dos cultivos de inverno nos três estados, além da maturação e colheita do milho segunda safra no PR.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 04 de agosto de 2025 completo, clicando aqui!

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.