InícioDestaqueUnidade de negócios de BioRacionais da Sumitomo Chemical completa um ano e...

Unidade de negócios de BioRacionais da Sumitomo Chemical completa um ano e visa expansão do portfólio

  • Melhoria de cultivos, saúde do solo e proteção biológica consolidam ainda mais a Sumitomo Chemical como líder no segmento de BioRacionais;
  • Ao menos serão lançados até 2022, trazendo inovações amplamente pesquisadas e comprovadas, buscando agregar diretamente na performance da agricultura brasileira

No segundo trimestre de 2020, a Sumitomo Chemical consolidou a sua unidade de negócios de BioRacionais, setor responsável por apresentar soluções sustentáveis e de origem biológica para melhoria de cultivos, saúde e conservação dos solos e proteção de plantas e sementes. No Brasil esse mercado é um dos que mais crescem anualmente. A companhia, que é pioneira global nessa tecnologia e uma das líderes do mercado, irá lançar até 2022, ao menos, seis novos conceitos voltados à proteção e melhoria de cultivos que têm como princípio ativo soluções biológicas.

Produtividade, qualidade e melhoria de cultivos

Os BioRacionais, ao longo dos anos, se tornaram um insumo fundamental para auxiliar o produtor rural no cultivo mais sustentável e também no aumento da produtividade, elevando a rentabilidade. “Entre eles, podemos citar os reguladores de crescimento vegetal, que alavancam os resultados para os agricultores e companhias agrícolas, tanto em cultivos intensivos quanto extensivos. A melhor performance das lavouras viabiliza os investimentos feitos pelos agricultores porque focam em mais produtividade e qualidade de maneira sustentável e com retornos extremamente viáveis”, destaca o gerente de Marketing de BioRacionais para a América Latina, Eduardo Figueiredo.

Na cultura da soja, por exemplo, com a linha de reguladores de crescimento da Sumitomo Chemical, há um aumento de quatro sacas por hectare, na média de 148 lavouras colhidas na safra 19/20. Já em cana-de-açúcar, são, em média, sete toneladas a mais por hectare. Em ambos os exemplos a taxa de retorno sobre o investimento é extremamente atrativa, representando investimentos diretos na produtividade desses cultivos, destaca Lucas Martinez, gerente de Marketing BioRacionais para América Latina.

Além de produtividade, uma das principais características dos produtos da divisão de BioRacionais é a seletividade. Dessa forma, atuam sobre pragas específicas, sem causar desequilíbrio do ambiente, porém com alta eficácia. A Sumitomo Chemical, conforme destaca o gerente da unidade de negócios de BioRacionais Rodrigo Rodrigues, investe em tecnologia que não afeta os insetos considerados benéficos, como polinizadores e os que são predadores de outras pragas. “O desequilíbrio pode gerar mais problemas, pois o predador natural de determinada praga, por ser eliminada, acaba trazendo outro desafio ao agricultor”.

“Além disso, esses produtos são fundamentais em estratégias de MIP (Manejo Integrado de Pragas), mirando a eficiência das estratégias de controle, diminuição da pressão de seleção sobre as táticas de controle mais utilizadas e também a sustentabilidade da produção agrícola”, complementa Martinez.

Um exemplo de solução seletiva e sustentável é o DiPel, produto que tem um alto controle sobre lagartas, atuando em mais de 200 culturas e em mais de 60 países. O produto tem como princípio ativo um ingrediente que está presente na natureza, o Bacillus thuringiensis. Pela experimentação, desenvolvimento contínuo e garantia de qualidade, o DiPel é líder em proteção biológica no mundo há exatos 50 anos.

No portfólio de BioRacionais da Sumitomo Chemical estão os inseticidas biológicos DiPel e XenTari e vários reguladores de crescimento vegetal de todos os grupos de fito-hormônios, sempre visando atuar precisamente na fisiologia das plantas para assegurar os melhores resultados.

Proteção de cultivos e saúde do solo

Os produtos desse portfólio da Sumitomo Chemical são à base de fungos, bactérias e extrato de plantas, como o crisântemo. De acordo com Eduardo Figueiredo, os agricultores brasileiros estão buscando uma produção mais sustentável, e as empresas focam em ter produtos com menos resíduos e com composições mais amigáveis à natureza, visando o aumento de produtividade e controle de pragas.

“O nosso setor de BioRacionais compreende dois grandes segmentos: melhoradores de plantas, sementes e solos, em que há micróbios da rizosfera, bioestimulantes e reguladores de crescimento. A outra compreende a proteção de plantas e sementes, e que tem os bioquímicos, os micróbios e os macro-organismos”, afirma o gerente de Marketing.

Figueiredo lembra que, historicamente, a Sumitomo Chemical tem uma participação relevante no mercado de BioRacionais. No Brasil, a empresa trabalha há mais de 30 anos com a linha de reguladores de crescimento e inseticidas biológicos. Um dos motivos que fortalece o know-how da companhia é a sua subsidiária norte-americana, a Valent BioSciences, voltada para pesquisa e desenvolvimento das novas tecnologias de BioRacionais.

Rodrigo Rodrigues reforça que há um grande investimento da companhia para que os inseticidas biológicos e reguladores de crescimento, por exemplo, cresçam nos segmentos-chave, como soja, milho, algodão, cana, citricultura e reflorestamento, culturas em que os agricultores estão integrando a utilização de soluções biológicas com suas ações mais específicas e seletivas, para não causar desequilíbrio ambiental e prejuízo à natureza.

Sobre a Sumitomo Chemical

Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas químicas do mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 32 mil funcionários. Na América Latina opera com soluções para agricultura, nutrição animal e saúde ambiental com o objetivo de promover o bem-estar oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade. No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP) e uma fábrica em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. Firmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a companhia é signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030.

Fonte: Assessoria de imprensa Sumitomo Chemical

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares