A chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Lucíola Magalhães, participou, em Cuiabá (MT), nesta terça-feira (24), do evento “Agro: tecnologias e aplicações espaciais”, realizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Além de integrar a mesa de abertura da solenidade, Lucíola foi palestrante no painel “Conexão e Informação”.
A cerimônia de abertura contou com a presença do ministro do MCTI, Paulo Alvim; do presidente da AEB, Carlos Moura; do reitor da Universidade Federal do Mato Grosso, Evandro Soares da Silva; do senador Wellington Fagundes (PL-MT); e do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Marcos da Rosa, entre outras autoridades.
O objetivo do evento foi inspirar soluções inovadoras para os problemas enfrentados no setor do agro e viabilizar, a partir da utilização de tecnologias espaciais, um aprimoramento das práticas agrícolas e o desenvolvimento do setor de forma sustentável.
Futuro do agro
Na primeira parte da sua palestra, Lucíola abordou a visão de futuro do agro brasileiro e apontou algumas megatendências da agricultura. Entre as megatendências estão a sustentabilidade, adaptação à mudança de clima, agrodigital, integração de conhecimentos e de tecnologias. Ainda falou sobre o VII Plano Diretor da Embrapa, o alinhamento da Empresa com a Agenda 2030 e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e o Macroprocesso de Inovação.
Na sequência, a chefe de P&D apresentou tecnologias desenvolvidas pela Embrapa para atender ao agro. Ela mostrou o sistema de alerta de pragas e doenças (Monitora Oeste), o SITE Aquicultura e a plataforma com as tecnologias sustentáveis para a agricultura e pecuária na Amazônia.
Também participaram do painel, os representantes do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicação (CPQD), Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebras) e Visiona Tecnologia Espacial S.A. O moderador foi Rogério Nunes, coordenador do Parque Tecnológico do Mato Grosso.
Fonte: Embrapa