InícioDestaqueVassourinha-de-botão: Além de matocompetir com a soja, atua como hospedeira da mancha-alvo

Vassourinha-de-botão: Além de matocompetir com a soja, atua como hospedeira da mancha-alvo

Distribuída de Norte a Sul no Brasil, a mancha-alvo, causada pelo fungo Corynespora cassiicola é uma doença presente em praticamente todo o território nacional. Os danos em decorrência da doença variam em função da suscetibilidade da cultivar e severidade Da doença. Em casso mais extremos, as perdas de produtividade podem chegar a 40% (Godoy et al., 2022).

O fungo também pode infectar raízes, mas normalmente os principais sintomas são observados na parte área da planta. A doença pode causar severa desfolha, reduzindo a produção de fotoassimilados, afetando a produtividade da cultura.

As folhas afetadas apresentam lesões que iniciam com pontuações pardas, com halo amarelado, evoluindo para grandes manchas circulares, de coloração castanho-clara a castanho-escura, atingindo até 2 cm de diâmetro. Geralmente, as manchas apresentam uma pontuação escura no centro, semelhante a um alvo (Soares et al., 2023).


undefined

Figura 1. Sintomas típicos de mancha-alvo em soja.
Mancha alvo – Foto: Rizobacter

O fungo causador da mancha-alvo apresenta grande adaptabilidade, podendo infectar mais de 400 espécies, incluindo plantas cultivadas, daninhas e silvestres. Além disso, pode sobreviver em restos de cultura e semente infectada. Considerando que uma grande variedade de plantas daninhas pode hospedar o fungo causador da mancha-alvo, realizar o controle efetivo dessas espécies na entressafra constitui uma medida importante no manejo da doença.

Com grande participação em culturas agrícolas, uma dessas plantas daninhas hospedeiras da mancha-alvo é a vassourinha de botão (Spermacoce verticillata). Embora ainda não haja relatos de casos de resistência da vassourinha-de-botão a herbicidas, é conhecido que algumas populações dessa daninha apresentam tolerância ao glifosato.

Além disso, algumas características da vassourinha-de-botão aumentam sua capacidade competitiva e persistência nas áreas de cultivo. A vassourinha-de-botão se reproduz por sementes, possui hábito semi prostrado ou ereto e é muito ramificada.


Veja mais: O que você deveria saber sobre a vassourinha-de-botão


Figura 2. Vassourinha-de-botão (Spermacoce verticillata).

Vassourinha-de-botão e a mancha-alvo

Avaliando espécies de fungos associadas a sintomas de manchas foliares em plantas de vassourinha-de-botão, Belufi et al. (2024) observaram sintomas da mancha-alvo em plantas infectadas de vassourinha-de-botão (figura 3), demonstrando que essa planta daninha por servir como hospedeira alternativa do patógeno causador da mancha-alvo.

Figura 3. Sintomas de mancha-alvo em folhas de vassourinha-de-botão.
Fonte: Belufi et al. (2024)

Nesse sentido, pode-se dizer que além de matocompetir com as culturas agrícolas, a vassourinha-de-botão é hospedeira da mancha-alvo, atuando como ponte verde para a sobrevivência do patógeno, contribuindo para a o aumento da incidência da mancha-alvo em áreas agrícolas. Logo, o controle da vassourinha-de-botão é fundamental não só para o manejo de plantas daninhas, mas também para o manejo de doenças em soja.

Referências:

BELUFI, M. R, et al. VASSOURINHA-DE-BOTÃO (Spermacoce verticillata) COMO HOSPEDEIRA ALTERNATIVA E FONTE DE INÓCULO DE MANCHA-ALVO (Corynespora sp.). Embrapa Soja, 39° Reunião de Pesquisa da Soja, p. 110, 2024. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1165081 >, acesso em: 04/07/2027.

GODOY, C. V. et al. EFICIÊNCIA DE FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DA MANCHA-ALVO, Corynespora cassiicola, NA CULTURA DA SOJA, NA SAFRA 2021/2022: RESULTADOS SUMARIZADOS DOS ENSAIOS COOPERATIVOS. Embrapa, Circular Técnica, n. 182, 2022. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1145611/1/Circ-Tec-182-.pdf >, acesso em: 04/07/2024.

SOARES, R. M. et al. MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS DE SOJA. Embrapa, Documentos, n. 256, 2023. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1158639/manual-de-identificacao-de-doencas-de-soja >, acesso em: 04/07/2024.

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares