De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a influência da passagem de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve manter chuvas na primeira parte da semana no Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Goiás e nas demais áreas do Matopiba até o meio da semana.
No Centro-Sul do Brasil, o tempo aberto prossegue até quinta-feira, com as temperaturas começando a se elevar novamente após a passagem de uma massa de ar polar. A agrometeorologista Ludmila Camparotto sinaliza que a Região Centro-Sul deve voltar a receber chuvas entre 8 e 12 de janeiro, com bons volumes esperados para o sul de Mato Grosso do Sul e o Paraná.
Ludmila alerta que após melhores chuvas estarem previstas para o Matopiba na primeira parte de janeiro, a segunda metade do mês pode registrar volumes de precipitações um pouco menores.
Paraguai
A agrometeorologista salienta que o Paraguai deve seguir com tempo seco até o final da semana. “O tempo deve mudar no país entre os dias 10 e 11, quando as chuvas devem atingir as regiões Sul, Norte e do Chaco”, prospecta.
Após essa frente, fria, o tempo deve voltar a abrir no Paraguai e assim continuar até o período da virada entre a primeira e a segunda quinzena de janeiro, quando o país deve voltar a receber precipitações.
Fonte: Arno Baasch / Safras News




