A obtenção de boas produtividades de soja é resultado de um conjunto de fatores o quais podem exercer influência direta ou indireta na quantidade e qualidade da soja produzida. Dentre esses fatores, podemos destacar as condições de tempo e clima, sendo essencial o conhecimento deles para o melhor posicionamento de culturas, manejo e condução da lavoura.

No 11º ClimaCast – RTC, o Dr. Paulo Cesar Sentelhas, CTo da Agrymet e professor da ESALQ/USP traz algumas das previsões de tempo e clima para as principais regiões de cultivo do Rio Grande do Sul. Para os próximos dias, as previsões apontam para uma boa distribuição de chuvas alterando a disponibilidade de água no solo, refletindo em boa disponibilidade hídrica paca culturas sucessoras a soja.

Com relação a expectativa de produtividade para a cultura da soja, Sentelhas explica que a estimativa de produtividade praticamente não se alterou em relação ao último ClimaCast, em parte porque grande parte da cultura encontra-se em final de ciclo. Para um nível e eficiência agrícola de 50%, as estimativas de produtividade apontam produção média de 52 sc.ha-1 para o estado do Rio Grande do Sul, sendo que maiores incrementos de produtividade em relação a safra passada podem ser observados na região Centro-Sul, onde a produtividade tende a apresentar incremento de aproximadamente 72% em relação a safra passada. A medida em que se tem o aumento da eficiência agrícola aumenta estimativa de produtividade da cultura para a safra 2020/2021.



Figura 1. Estimativa de produtividade de soja para a safra 20/21 e incremento de produtividade em relação à safra passada.

Fonte: Rede Técnica Cooperativa – RTC

Com relação as anomalias climáticas, Sentelhas explica que as presentes condições remetem a um enfraquecimento da La niña, passando para uma condição de neutralidade para os próximos trimestres. “Ou seja, esse período de inverno deve-se dar com uma condição de neutralidade, o que a gente sabe que para o Rio Grande do Sul representa chuvas normalmente abaixo do normal”.

De certa forma, tem-se uma condição de incerteza quando a ocorrência de anomalias climáticas como a La niña, sendo necessário agir com cautela no que diz respeito a cultivos agrícolas. Já no que diz respeito a ocorrência de chuvas para o próximo trimestre, modelos meteorológicos preveem uma condição de precipitações ligeiramente abaixo do normal para o Rio Grande do Sul, “principalmente no centro-norte do estado”.

Entretanto, essas previsões não indicam necessariamente influência negativa na produtividade de culturas de inverno, uma vez que a disponibilidade hídrica pode variar muito de acordo com a distribuição de chuvas ao longo do ciclo de desenvolvimento das culturas.

Confira abaixo o 11º ClimaCats – RTC com as previsões de tempo para sua região de cultivo.


Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.