O resultado do IPCF para a última semana de julho aponta para um pequeno impacto em comparação à média de 2020. No entanto, esse resultado é menor quando comparado ao período que compreende entre o quarto trimestre de 2018 ao segundo trimestre de 2019, no qual a média foi de 1,22.
Apenas voltando para índice em junho – que foi calculado em 1,04 – pode-se dizer que os três fatores que compõem o índice (commodities agrícolas, taxa de câmbio e fertilizantes) foram relevantes para o resultado: a queda dos preços da soja, por influência do mercado internacional, e do milho, devido a uma pressão natural e sazonal de início de colheita da safrinha; a manutenção de um cenário mais firme para os fertilizantes pelo quadro internacional de aperto de oferta e também pelo aumento de suas respectivas matérias-primas; e a valorização do real.
Já em julho, houve uma maior estabilidade do câmbio e apreciação dos preços das duas principais commodities do índice – soja e milho. No entanto, o mercado de fertilizantes continua firme em função de uma demanda internacional aquecida e restrições do lado da oferta acentuadas por perdas de produção na América do Norte.
“Devido à recuperação da economia global e o foco em segurança alimentar, a demanda por alimentos deve continuar muito forte durante 2021. Alinhado a este fator, estamos com um quadro de estoques globais de grãos mais apertados, o que contribui para um cenário de aumento de áreas de plantio e uso de tecnologia em muitos países, contribuindo para aumentar a demanda por insumos agrícolas, incluindo os fertilizantes”, comenta Eduardo Monteiro, vice-presidente Comercial da Mosaic Fertilizantes.
“Apesar das oscilações, é válido destacar que a rentabilidade das principais lavouras continua positiva, estimulando o investimento em tecnologia. O Brasil deverá colher em 2021/22 mais uma safra recorde de grãos e também deverá embarcar um volume recorde de fertilizantes. Para os agricultores se prepararem para o início da safra de verão, é preciso um planejamento operacional, além da gestão de risco administrando receita e custos”, completa o executivo.
Entendendo o IPCF.
O IPCF é divulgado mensalmente e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. Uma relação menor que 1,0 indica que os fertilizantes estão mais acessíveis do que no mesmo período em 2017, e uma relação maior que 1,00 significa que os adubos estão menos acessíveis em comparação com o mesmo período.
O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.
Metodologia
- A fonte para o cálculo dos preços dos fertilizantes no porto brasileiro é a CRU, empresa de consultoria internacional. Já os preços das commodities são apurados pela média do mercado brasileiro, em dólar, calculados com base nas publicações feitas pela Agência Estado e CEPEA
- O índice de preços de fertilizantes inclui os valores de MAP, SSP, Urea e KCL ponderados pelas participações respectivas de seu uso no país. Já o das commodities inclui soja, milho, açúcar, etanol e algodão, ponderado pelo consumo de fertilizantes.
- O índice é também ponderado pelo câmbio, considerado 70% dos fertilizantes (custo) e 85% das commodities (receita).
- Culturas analisadas: soja, milho, açúcar, etanol (cana-de-açúcar) e algodão.
- Dados referentes a 31/07/21.
Sobre Mosaic Fertilizantes
Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo.
A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados.
No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais.
Presente em dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo.
Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br.
Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn.
Fonte: Assessoria de imprensa Mosaic Fertilizantes