Análise e tendências do clima para o período de fevereiro, março e abril de 2022
Grandes volumes de chuva e altas temperaturas foram os destaques no primeiro mês de 2022. Acumulados de chuva acima da média ocorreram nas Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Na Região Sul, o maior destaque foi a onda de calor.
Na Região Nordeste, janeiro foi marcado pelas fortes chuvas que atingiram o estado do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, com volumes entre 200 e 350 mm. Também foram observados volumes significativos no Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, com totais entre 90 e 250 mm.
Confira a análise completa aqui.
Chicago fecha em forte alta após USDA cortar oferta global de milho
A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o milho fechou a sessão de hoje com preços acentuadamente mais altos. O mercado refletiu os números do relatório de fevereiro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Não houve mudanças nos números relativos à safra norte-americana, mas o Departamento reduziu a estimativa de produção e de estoques finais de passagem da safra global 2021/22, bem com a estimativa de safra do Brasil.
Confira aqui.
CHICAGO: Soja volta a subir com força e termina a semana em alta de 85 pontos
FECHAMENTOS: O contrato de março22 de soja em grão fechou em nova forte alta de 0,79% ou 12,25 cents/bushel a $ 1556,50; o contrato de maio22, importante para as exportações brasileira, fechou em alta ainda maior de 0,84% ou $ 13,0 cents a $ 1560,0. O contrato de farelo de soja fechou em alta de 1,58% ou 6,9 a $ 444,0/ton curta e o contrato de óleo de soja fechou também em nova queda de 0,46% ou 0,30/libra-peso a $ 65,45.
Confira tudo aqui.
Pela primeira vez, vazio sanitário da soja é definido no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul contará com um calendário definido para o vazio sanitário da soja na safra 2022/2023: o período escolhido foi de 13 de julho a 10 de outubro de 2022. O novo calendário foi publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta quinta-feira (03/02), por meio da Portaria nº 516, que estabelece os períodos de vazio sanitário para cultura da soja em 21 estados produtores.
Confira o cenário aqui.
Como usar a “Lei do Mínimo” para racionalizar os investimentos com fertilizantes – Parte 1
A existência de muito conteúdo abordando a redução de adubação em detrimento ao equilíbrio ou balanço, a princípio, pode até fazer sentido, visto alguns fatores intrínsecos da agropecuária. Os fertilizantes são indispensáveis para o aumento de produtividade e produção sustentável, mas assim como outros insumos, fazem parte do custo de produção, e em momentos nos quais o mercado pressiona as margens, o primeiro pensamento que vem à tona é de redução de custos e, consequentemente, da utilização desses produtos.
Confira o texto completo aqui.