Previsão Agrometeorológica* (16/05/2022 a 23/05/2022)

N-NE: São previstas chuvas intensas no Extremo Norte do AM, Noroeste do PA, em RR e no AP. No Centro-Sul do AM e parte Central do PA, os acumulados não ultrapassarão 100 mm. Nas demais áreas da Região Norte, a previsão é de chuvas abaixo de 60 mm. Na Região Nordeste, são previstas chuvas volumosas em SE, Sul de PE e AL, contribuindo para a elevação da umidade no solo, a semeadura e o desenvolvimento do feijão e do milho 3ª safra. No Norte do MA, do PI e no Nordeste do CE, irão preminar acumulados de 40 a 60 mm. Pouca chuva prevista no Oeste de PE, RN e PB. A falta de chuvas no Oeste Baiano manterá a condição de restrição para o milho 2ª safra.

CO: A estiagem está se intensificando. Os volumes de chuva na região não deverão passar de 20 mm. A previsão de temperaturas abaixo da média amenizará a perda de umidade no solo. No entanto, haverá deficit hídrico na maior parte da região. Restrições por baixas temperaturas e geadas em áreas do MS e GO poderão prejudicar cultivos de milho 2ª safra em estágios fenológicos sensíveis.

SE: Não são previstos acumulados de chuva que ultrapassem 40 mm em toda a região, exceto nos dias 17 e 18 em áreas do Sul de MG, Nordeste de SP e RJ. Há previsão de temperaturas mínimas abaixo de 10°C em SP, Centro e Sul de MG e na região serrana do RJ, com possibilidade de geadas. As poucas chuvas não serão suficientes para elevar a umidade do solo em áreas de MG e SP, persistindo as restrições para as lavouras de milho e feijão 2ª safra. Esses cultivos também podem ser impactados por baixas temperaturas e geadas.

Sul: Os menores índices de chuva são previstos para o PR, com baixos volumes e ausência de chuvas na região Noroeste. Nos demais estados, as chuvas poderão ultrapassar, de forma localizada, 70 mm, principalmente na parte Central do RS. Não haverá restrição por falta de chuvas às lavouras de milho e feijão 2ª do PR. No entanto, poderá haver restrições e danos causados por baixas temperaturas e geadas, previstas com intensidade variando de fraca a forte, entre os dias 17 e 20 em toda a região.

Situação das lavouras

96,8% colhido. No RS, a colheita avança lentamente em razão do excesso de precipitações e alcança 83%. Os grãos colhidos apresentam alta umidade, porém com boa qualidade. No PR, a colheita foi encerrada.

Em SC, o tempo mais seco dos últimos dias favoreceu a colheita. O rendimento continua abaixo do esperado e a qualidade dos grãos tem sido considerada regular, com presença de grãos ardidos, verdes e chochos. Na BA, a colheita está praticamente finalizada, com qualidade de grãos ligeiramente inferior à safra passada devido ao excesso de chuvas durante a maturação.

No MA, a redução das precipitações favoreceu o andamento da colheita que alcança 85% da área semeada. Nos demais estados a colheita já está finalizada.

Colheita

As atividades avançam no país, a colheita chega a 96,8%, um avanço de 1.9 p.p comparado aos 94,9% da semana passada. 8 dos 12 estados ja encerraram suas atividades.  O Rio Grande do Sul, onde as chuvas prejudicaram as atividade à campo  é o estado mais atrasado com 83% da área colhida.

 

Milho 2ª Safra

100% semeado. Em MT, a colheita teve seu início nas áreas semeadas em dezembro. A falta de chuva traz preocupação nas lavouras tardias, porém a maior parte das lavouras já está em maturação. No MS, as lavouras do Centro-Norte estão sob restrição hídrica.

Nas demais regiões, o desenvolvimento das lavouras está excelente. Em GO, a diminuição das precipitações provoca perdas no potencial produtivo em diversas regiões. As áreas em início de pendoamento estão entre as mais comprometidas. Em MG, as lavouras semeadas dentro da janela ideal atingirão a produtividade esperada.

Porém, as semeadas tardiamente estão sob deficit hídrico, com perdas no potencial produtivo. Em SP, a redução das chuvas preocupa a maioria dos produtores. No PR, 88% estão em boas condições. No MA, PI e TO, as lavouras semeadas no período ideal apresentam bom desenvolvimento.



Redação: Equipe Mais Soja, com informações Conab.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.