Os dados da 2ª estimativa da safra 2022/23 de milho realizado pelo Imea não trouxe mudanças em relação às estimativas no que tange a área, produtividade e produção do cereal em Mato Grosso.
Desse modo, a área foi mantida em 7,27 milhões de hectares para o milho segunda safra no estado. Desse modo, ao comparar a área em relação à safra 2021/22, continua exibindo um incremento de 1,80% na média estadual. As estimativas de menor oferta mundial do grão para a próxima safra e o aumento da demanda estão sustentando os altos patamares de preços no mercado, que segue estimulando o produtor mato-grossense em aumentar a sua área.
A produtividade também não apresentou alteração frente ao último relatório. Assim, a média em Mato Grosso está em 104,33/sc, 2,05% a mais que o consolidado para a safra 2021/22. É importante pontuar que ainda há pontos em aberto que podem afetar o rendimento, como: o cenário de incertezas de como será a evolução da semeadura e colheita da soja, além das perspectivas climáticas ainda em aberto, que são fatores fundamentais para que a semeadura do milho seja feita dentro da janela ideal.
Por fim, sem as alterações na área e produtividade, a produção foi mantida em 45,54 milhões de toneladas, incremento de 3,89% em relação à safra atual.
Fonte: IMEA