Em out.22, a comercialização do milho da safra 2021/22 em Mato Grosso encontra-se com 83,58% da produção estimada para o ciclo negociada, um avanço mensal de 5,10 p.p.. Segundo os dados coletado, o avanço se deu pela aproximação da colheita da soja no estado e a necessidade em abrir espaço nos armazéns. Além disso, outro fator positivo, foi a valorização na cotação do contrato de dez.22 na CME Group, dessa maneira, o preço médio comercializado no estado, ficou estimado em R$ 67,27/sc para out.22. Além disso, a alta dos preços internacionais, também contribuiu para preços mais atrativos na safra futura, o que possibilitou um avanço de 2,32 p.p. nas vendas do cereal para a safra 2022/23. Desse modo, 18,82% da produção estimada para a temporada já foi comercializada. No que tange o preço médio comercializado, este exibiu média de R$ 68,28/sc no estado. Par ler o relatório completo, acesse.

Confira os destaques do boletim:

MILHO CHICAGO: o milho na CME Group finalizou a semana com alta de 0,62% devido a incerteza do mercado em relação ao acordo de escoamento de grãos no Mar Negro.

DÓLAR: a moeda norte-americana recuou 3,33% na última semana, devido a maior entrada de capital estrangeiro no país.

INDICADOR IMEA: o milho em Mato Grosso encerrou a semana com queda de 1,48%, reflexo da desvalorização do dólar na ultima semana.

Demanda crescente influência incremento na área destinada ao milho para a safra 2022/23 em Mato Grosso

Desse modo, o último relatório de safra divulgado nesta segunda-feira (7/11) trouxe um novo recorde de área no estado, de 7,42 milhões de hectares, 1,95% maior se comparado ao relatório passado. No que tange às regiões, o destaque se deu para a norte que teve um reajuste positivo de 4,88% em sua área, seguido da noroeste e nordeste com aumentos de 3,48% e 2,32%, respectivamente. Com o incremento da área e a manutenção da produtividade prevista em 104,29 sc/ha no estado, a produção passou a ser estimada em 46,41 milhões de toneladas, adição de 1,91% ante a previsão do mês passado. Por fim, é importante pautar que o bom andamento da semeadura da soja pode favorecer o plantio do milho segunda safra dentro da janela ideal, contudo, o cenário climático ainda é incerto e será primordial para os resultados do rendimento do cereal no ciclo futuro.

Fonte: Boletim semanal n° 725 – Milho – IMEA



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.