O manejo e controle de pragas na cultura da soja é indispensável para a manutenção da produtividade da cultura, reduzindo as perdas quantitativas e qualitativas em função da incidência de pragas. Seja visando a produção de sementes ou grãos, o controle químico de determinadas pragas torna-se necessário, mesmo sob o sistema de manejo integrado de pragas (MIP).

Entretanto, nessas circunstâncias, alguns cuidados necessitam ser adotados com o emprego de inseticidas, visando garantir a manutenção da eficiência do MIP. Uma das recomendações baseia-se na adesão dos níveis de ação para o controle das pragas.

Segundo Oliveira et al. (2022) existem níveis de ação previamente estabelecidos e indicados pelo programa de MIP-Soja para as principais pragas da cultura. Quando os níveis de ação preconizados para as diferentes pragas forem atingidos, o controle químico é indicado, preferencialmente, com inseticidas seletivos.

Além de diferir entre finalidade do cultivo (produção de grãos ou sementes), se tratando do manejo de pragas no MIP, algumas orientações podem contribuir para o controle eficiente das pragas, sem comprometer o MIP. Sobretudo, é necessário compreender a fenologia da soja e os estádios mais sensíveis da cultura a determinadas pragas.



Em especial na cultura da soja, os percevejos e lagartas são as principais pragas que acometem a cultura, causando danos tanto de ordem quantitativa quanto qualitativa. Entretanto, levando em consideração os custos para a aplicação de inseticidas, economicamente, não necessariamente a simples presença da praga justifique seu controle, sendo necessário para tanto, atingir os níveis de ação pré-estabelecidos para a cultura.

Cabe destacam que visando um manejo integrado de pragas, a manutenção dos inimigos naturais é de suma importância para o sistema produtivo, da mesma forma que, o período de controle e estádio/tamanho da praga exercem forte influência sobre a eficiência de controle.

Confira abaixo os níveis de ação e observações para o manejo integrado das principais pragas da cultura da soja.

Tabela 1. Níveis de ação usados no controle para lagartas e percevejos da soja, segundo o programa de manejo integrado de pragas.

Fonte: Oliveira et al. (2022)

Veja mais: Quais os principais parasitoides de ovos para o controle de pragas na soja?



Referências:

OLIVEIRA, A. B. et al. RESULTADOS DO MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DA SOJA NA SAFRA 2020/2021 NO PARANÁ. Embrapa, Documentos, n. 443, 2022. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/234124/1/Doc-443.pdf >, acesso em: 13/02/2023.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.